23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Doria inaugura 14º Baep em Sorocaba; soldados recebem treinamento ‘padrão Rota’

Agência Sorocaba
Postado em: 15/12/2020

Compartilhe esta notícia:

O governador João Doria (PSDB) inaugurou na tarde desta terça-feira (15) o 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), que fica em Sorocaba. A cerimônia, realizada no Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), contou a presença de diversas autoridades civis e militares como a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o comandante do CPI-7, Cel PM Aleksander Toaldo Lacerda, o comandante do 7º Batalhão de Polícia Miliotar do Interior de Sorocaba, Fernando de Agrela, a deputa estadual Maria Lúcia Amary, o prefeito reeleito de Capela do Alto, Péricles Gonçalves, entre outros convidados.

“Hoje estamos celebrando 189 anos da maior e melhor Polícia Militar do Brasil. É um orgulho de São Paulo a nossa Polícia Militar. São mais de 80 mil mulheres e homes que trabalham para proteger a população de nosso estado”, destacou o Governador. “Quando assumi o Governo do Estado, nós tínhamos cinco Baeps, agora temos catorze. Com orgulho, estamos inaugurando o nono Baep em dois anos de gestão”, acrescentou.

O 14º Baep passa a funcionar em imóvel próprio, na rua General Mena Barreto, na Vila São Caetano. Para receber a unidade, as instalações foram submetidas a uma obra de adaptação, que teve início em 26 de novembro e investimento de R$ 466,4 mil pelo Estado.

A unidade especializada será comandada pelo major Kléber Vieira Pinto, somando um efetivo de 230 PMs, além de grupamentos de Canil e Cavalaria, com 36 cães e 36 cavalos. O Baep também contará com uma frota de 30 viaturas para atendimento a 79 municípios, beneficiando uma população de mais de 3 milhões de pessoas.

Todo o efetivo destinado aos Baeps recebe, por meio do Comando de Policiamento de Choque (CPChq), aproximadamente três semanas de treinamento padrão “Rota”. Para isso, são aplicadas atividades de patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns e busca e localização de artefatos explosivos.

Em seu discurso, a prefeita enfatizou a importância do BAEP no município como instrumento de fortalecimento às ações policiais no combate à criminalidade na região que abrange dois milhões de pessoas, parabenizando também à Polícia Militar pelos seus 189 anos completados neste ano.

Ela destacou ainda que Sorocaba tem registrado queda nos índices de criminalidade como furtos de veículos, roubos e estupros, lembrando que a atual gestão investiu na aquisição de novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM), além de uniformes, coletes a prova de bala e armas como pistolas Glock e carabinas semiautomáticas.

“Como delegada aposentada, ou seja, integrante de força de segurança, o elo que nos une é o sonho de realizar grandes feitos para proteger a sociedade e elevar o nome da Polícia Militar ao patamar que ela sempre mereceu”, disse Jaqueline, lembrando que Sorocaba ficou entre as 10 cidades do Estado melhor avaliadas pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (IndSat).

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jaqueline anuncia volta do comércio por 4 horas, de segunda a sexta e multa a pedestres sem máscara

Traficantes são presos após denúncia de moradores; suspeitos caíram em córrego

Sorocaba realiza inscrições on-line para pré-escola e ensino fundamental a partir de segunda

Câmara transmite audiência pública sobre metas fiscais na internet

Bolsonaro chama FHC de cara de pau e sugere financiar MST para que invada fazenda do ex-presidente

Seminário sobre saúde mental acontece neste sábado em Sorocaba; saiba como participar