03 de Outubro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Doria confirma mudanças no Plano São Paulo; Sorocaba pode ir para fase amarela no dia 10

Reprodução / Youtube
Postado em: 27/07/2020

Compartilhe esta notícia:

IPA Online, com Folhapress e Jovem Pan News

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (27) a chamada "calibragem técnica" do Plano São Paulo, facilitando o acesso de cidades para fases menos restritivas do plano. As novas regras passam a valer na próxima sexta-feira (31) e Sorocaba poderá ser reclassificada para a Fase 3-Amarela a partir do dia 10, que permite a abertura de mais tipos de estabelecimentos comerciais, por tempo maior e com mais capacidade.

Doria cedeu à pressão de prefeitos e empresários e aceitou fazer a "calibragem" do Plano São Paulo, mudando as regras atuais que obrigam a manutenção de leitos abertos sem necessidade e quase inviabilizam o progresso para as fases verde e azul. Os prefeitos das diversas regiões do Estado têm feito reclamações ao Governo através das reuniões do Conselho Municipalistas. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, foi a primeira vez que o interior do Estado registrou queda no número de internações. "Foi uma melhora signicativa. Nós chegamos à mais baixa letalidade no interior de São Paulo e temos mais leitos, com índices similares ao da Alemanha em leitos hospitalares", afirmou o secretário. Ele anunciou que a região de Sorocaba receberá mais leitos de internação nos proximos dias.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, informou que a calibragem técnica do Plano São Paulo visa ter maiores critérios de estabilidade, liberação de capacidade hospitalar  para redirecionar leitos ociosos no Estado e atualizações na régua dos indicadores de internações e óbitos. "Nós mais que dobramos a capacidade de leitos livres, o que nos dá segurança para utilizarmos esses leitos ociosos para tratar outras doenças", explicou.

“Nenhuma região vai avançar para a Fase 4 – Verde se não alcançar menos de 40 internações a cada 100 mil habitantes e 5 óbitos também para 100 mil habitantes”, completou Patrícia. Uma nova atualização do Plano São Paulo está prevista para o dia 7 de agosto. Ela acrescentou que, se a reclassificação fosse hoje, provavelmente apenas a região de Sorocaba avançaria.

Com isso, os municípios como Sorocaba pode ter sua classificação mudada ainda esta semana. Pelos critérios atuais, a promoção para a fase verde exige taxa de ocupação de leitos de covid-19 abaixo dos 60%, o que impacta nas outras promoções. Ocorre que isto significa manter por tempo indeterminado vagas que não são usadas, gerando custos e diminuindo a capacidade de hospitais. O governo anunciou que o índice subiu para 75% de ocupação. 

Sorocaba, segundo o status de indicadores do Governo do Estado, tem 71,6% e estaria na fase verde (hoje, o índice conta para a fase laranja). O único indicador da cidade que parmaneceria na fase laranja é o índice de variação de mortes, hoje em 1,29 (para a fase amarela, o número aceito é abaixo de 1,00). Porém, a cidade apresenta números positivos nos outros três indicadores: Leitos COVID / 100 mil hab (10,0, Fase Verde); Variação de Casos (0,98, Fase Verde); e Variação de Internações (0,94, Fase Amarela).

Pela média do Estado, a cidade estaria na Fase 3-Amarela. Na Fase Amarela, restaurantes, bares, salões de beleza e academias esportivas vão poder reabrir. Se a cidade, pelo menos, permanecer na fase amarela por quatro semanas, estabelecimentos culturais também vão poder abrir. 

Com ocupação total na Santa Casa, a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) recebe cobrança de setores ligados à saúde e sindicatos, que pedem uma retomada mais lenta das atividades econômicas. A cidade permaneceu uma semana a mais na Fase 1-Vermelha, mais restritiva, mesmo autorizada pelo governo do Estado a passar para a Fase 2-Laranja no dia 10 de julho. 

A demora em aceitar a liberação causou um racha entre a prefeita e representantes de entidades que representam o empresariado, como Ciesp e Associação Comercial, que chegaram a enviar um comunicado crítico à administração municipal dizendo que o Comitê criado por Jaqueline não funcionava. 

Sorocaba só autorizou a volta da atividade comercial na última segunda-feira (20), com fechamento dos comércios não essenciais aos fins de semana e abertura por 4 horas. O anúnciou marcou uma reaproximação da administração com as entidades, embora ainda não tenham sido retomadas as atividades do comitê.

Outra mudança é que uma região que permanecer quatro semanas na mesma fase do Plano São Paulo terá direito a progredir de estágio. Os novos critérios devem passar a valer em 31 de julho, a próxima sexta-feira. Entre os argumentos usados pelos prefeitos para convencer o governo do estado a promover a mudança está o gasto e também a retomada de outros procedimentos médicos como cirurgias eletivas e tratamento de doenças crônicas. Além do uso da infraestrutura da rede de saúde, a manutenção de leitos desnecessários de covid-19 absorve mão de obra.

Fase 3-Amarela

Na Fase Amarela, restaurantes, bares, salões de beleza e academias esportivas vão poder reabrir. Se a cidade, pelo menos, permanecer na fase amarela por quatro semanas, estabelecimentos culturais também vão poder abrir. 

Os bares e restaurantes, na fase 3-amarela, vão poder ocupar até 40% da capacidade, durante seis horas por dia. O uso de máscara será obrigatório em todos os ambientes, mas os restaurantes e bares podem oferecer mesas para consumo local se houver ambientes abertos ou com ampla ventilação, mantendo distanciamento entre os assentos. O governo Doria pediu, no entanto, que não sejam feitos happy hours, apenas o consumo de alimentos por necessidade.

Os salões de beleza também vão poder funcionar com 40% da capacidade, funcionamento por seis horas e uso de máscara em todos os espaços. Os demais setores que já estavam abertos, como shoppings, escritórios e outros comércios e serviços, vão poder passar a abrir por seis horas diárias, com até 40% da capacidade.

Apesar do afrouxamento das regras de abertura, o governo mantém o pedido de que pessoas com mais de 60 anos e que sofram de doenças crônicas evitem sair de casa. Além disso, o uso de máscara segue sendo obrigatório, com multa de R$ 524 para pessoas que não a utilizem e de R$ 5 mil para estabelecimentos que permitam a entrada sem máscara.

As academias estavam previstas para começar a abrir apenas na fase 4-verde do plano. Mas o governo Doria cedeu à pressão dos empresários do setor e autorizou a abertura na fase 3-amarela com 30% da capacidade, por seis horas diárias, descaracterizando as regras estabelecidas no final de maio. 

Para frequentar as academias, será preciso agendar o horário. Apenas atividades individuais serão autorizadas. Os usuários deverão usar máscara em todos os ambientes, os equipamentos devem ser limpos três vezes ao dia – e não a cada uso, como indicado anteriormente – e não será permitido o uso dos vestiários.

Já a abertura dos espaços culturais – museus, centros culturais, bibliotecas, cinemas, teatros e espetáculos – vai se dar se houver manutenção da fase 3-amarela na cidade por quatro semanas seguidas. No caso, se Sorocaba for promovida no dia 31, esses estabelecimentos vão poder abrir no dia 29 de agosto, a depender de autorização da prefeita Jaqueline Coutinho (PSL). O uso de máscara será obrigatório em todos os ambientes e não será permitido consumir alimentos ou bebidas no local. A venda de ingressos deverá ser exclusivamente pela internet.

Os espaços culturais terão de funcionar com, no máximo, 40% da capacidade, por até seis horas diárias. Museus e locais de visitação terão trilhas pré-definidas e demarcadas no chão. Nos teatros, cinemas e casas de espetáculo, o público só poderá assistir aos eventos sentado, com garantia de distanciamento entre os assentos. Espetáculos em que as pessoas ficam em pé, como shows musicais, só serão autorizados na fase 4-verde.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

II Fórum de debates da ADCE será dia 31 de agosto com lideranças de Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba abre processo seletivo para contratação de Professor de Educação Básica II

Se fosse presidente, escolheria ‘outras pessoas’ para trabalhar comigo, diz Mourão

Brasileiro recebe média de 45 ligações indesejadas por mês, diz relatório

Milton Neves detona Bolsonaro em entrevista na JP Sorocaba: "infeliz e arrogante"

Câmara de Sorocaba promove ciclo de palestras e debates para celebrar os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente