19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Donos de bares e restaurantes compraram perecíveis à espera de reabertura postergada por Covas

Foto: Agência Brasil
Postado em: 27/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Joana Cunha e mariana Grazini, FOLHAPRESS


O anúncio do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), de que vai esperar uma semana para reabrir os restaurantes e bares deve causar prejuízo adicional aos estabelecimentos que fizeram estoque de produtos perecíveis acreditando na expectativa de que a retomada aconteceria na segunda-feira (29), segundo donos de restaurantes e entidades do setor.


"Há pessoas que compraram produtos, que têm um tempo de vida útil. Acaba perdendo", afirma Percival Maricato, presidente da Abrasel São Paulo (associação de bares e restaurantes).


O estrago dos produtos de hortifrúti preocupam Juscelino Pereira, dono da holding Hervilha, que possui o restaurante Piselli na capital paulista. "A gente tinha preparado um menu mais reduzido para a reabertura e agora orientei a equipe para fazer algumas produções e congelar o que der", diz ele.


Para Pereira, os governos estadual e municipal estão prejudicando o setor na pandemia.


Humberto Munhoz, sócio da holding de restaurantes Turn de Table, dona de O Pasquim Bar e Prosa, na Vila Madalena, diz que tinha marcado uma reunião com sua equipe na tarde desta sexta (26) para repassar as orientações finais de reabertura.


"Hoje o sentimento foi de 7x1. Trouxemos de volta funcionários que estavam em suas casas no Norte e Nordeste do país, compramos equipamentos de segurança e imprimimos cartazes. Essa falta de planejamento está afundado ainda mais a gente", afirma ele.


Segundo Munhoz, com seu estabelecimento parado quase três meses, foi necessário refazer todo o estoque. Ele diz que os produtos perecíveis, como as frutas e hortaliças, dificilmente conseguirão ser preservados até o próximo posicionamento do prefeito.


Há também um efeito subjetivo, segundo Maricato. "Gera uma insegurança. A gente não sabe bem o que vai acontecer. As pessoas ficam imaginando se virão novos adiamentos. Isso não é bom", afirma.


Paulo Solmucci, presidente da Abrasel nacional, comparou a mudança com as idas e vindas do rodízio na cidade e também fez críticas à condução da crise pelo governador do estado, João Doria. "É aquela situação de abre rodízio, fecha rodízio. São decisões erráticas. O pessoal comprou estoque, chamou funcionário. Tinha gente achando que poderia reabrir até amanhã. Criou expectativas. Todo mundo correu atrás, se preparou, gastou dinheiro que não tem", diz ele.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lei que proíbe eventos como a “Marcha da Maconha” é sancionada em Sorocaba

Bandidos tentam furtar carro antigo com guincho, enganar a PM e são presos após denúncia de vizinhos

Encontro on-line vai tratar do estudo de vulnerabilidade e risco climático de Sorocaba

Mais que vírus, falta de dinheiro segura brasileiro em casa

Inscrições de fevereiro para vagas em creche podem ser feitas até o dia 17

Bolsonaro lidera disputa para eleição de 2022, aponta pesquisa