A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade (Semob), definiu um esquema especial para facilitar os deslocamentos no próximo domingo (6), dia da eleição. Haverá, inclusive, a gratuidade a todos os usuários do transporte coletivo nessa data, medida que atende à Resolução nº 23.736/2024, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Urbes orienta que, quem quiser utilizar o transporte público nesse dia, basta embarcar nos ônibus pela porta da frente e transpor a catraca, que estará livre de cobrança. Outra novidade é que no dia de votação será disponibilizada toda a frota operacional do transporte público coletivo, composta de 358 ônibus, distribuídos em 126 linhas, atendendo todos os bairros e localidades de Sorocaba. Esta configuração também atende à Resolução do TSE, que recomenda oferta compatível àquela de um dia útil.
As empresas concessionárias foram orientadas, inclusive, a manter os plantões nesta data, para promover eventuais viagens adicionais que se tornarem necessárias, com a disponibilização de ônibus extras, caso necessário.
Por sua vez, a Semob realizará operações pontuais de trânsito, para melhorar a fluidez nas proximidades das escolas que serão zonas eleitorais, cujos locais estarão devidamente sinalizados. Outra iniciativa será interditar o acesso de veículos nas vias em frente aos Cartórios Eleitorais, na região do bairro Mangal.
O monitoramento das vias será feito por agentes de trânsito, em pontos estratégicos da cidade. Esse acompanhamento também será realizado via sistema de videomonitoramento, pela equipe do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) da Semob, a fim de otimizar ações pontuais que se forem necessárias.
Para informações detalhadas sobre horários de ônibus os usuários podem consultar no site da Urbes (www.urbes.com.br) e os aplicativos Urbes e Cittamobi. Outro canal de atendimento, inclusive para questões relativas ao trânsito, é o telefone 118.