20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dom Julio, o perdão e a Semana Santa

Postado em: 13/04/2019

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa 

Muita gente diz: mais um feriado no calendário para viajar e aproveitar. Semana Santa tem esse apelo publicitário nas agências de viagens e hotéis de lazer. Já, para aqueles que seguem o preceito cristão, a Semana Santa é um momento de rever a vida com base nos valores deixados pelo protagonista principal da história que a humanidade segue no tempo de antes de Cristo- AC e depois de Cristo-DC. Vivemos no ano 2019 DC.

A chamada “Semana Santa” do calendário cristão antecede o domingo de Páscoa. Uma tradição católica que mais de um bilhão de pessoas celebram a Paixão, a Morte e a Ressureição de Jesus Cristo. Começa neste domingo, 14 de abril. O Domingo de Ramos pode ser visto em Sorocaba nas igrejas e comunidades locais, bem em todas as igrejas católicas do mundo, relembrando a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém.

O tempo quaresmal vivenciado desde a quarta-feira de cinzas, um período que marcou pela reflexão de valores incluindo o perdão, o jejum e caridade entre as pessoas, terá  com o gesto de Jesus na quinta-feira santa o ápice da celebração da Eucaristia como um Sacramento que faz a memória do sangue e do corpo de Jesus. É na Semana Santa também que haverá a bênção dos Santos Óleos: óleo da Crisma, uma mistura de óleo e bálsamo, significando a plenitude do Espírito Santo, onde os cristãos irradiam o “bom perfume de Cristo”.

O óleo dos Catecúmenos ungindo os batizados e aqueles que são Crismados. Fui batizado no dia 6 de abril do mesmo ano em que nasci. Meus padrinhos foram minha avó paternaVictória e meu primo Antonio Modolo.

Devo ter sido bem abençoado por eles no batismo, pois permaneço na mesma fé da unção que me conduz na espiritualidade cristã há várias décadas. O óleo dos enfermos é utilizado no sacramento que dá às pessoas que o recebe, a força do Espírito de Deus para superar as dores e, a morte, se for à vontade divina.

A instituição da Eucaristia e a Cerimônia do Lava-Pés também ocorrem na quinta-feira santa, iniciando o TríduoPascal. Várias vezes eu já participei como um dos que receberam o simbolismo do lava-pés.

É muito emocionante e toca profundamente esse gesto do sacerdote, bispo ou do Papa, lavando os pés e beijando, imitando Jesus no ato realizado nos seus apóstolos ao ensiná-los a lição da humildade com o seu próprio testemunho.

A Sexta-Feira da Paixão e Morte de Jesus Cristo é de silêncio, jejum e oração, em que a maioria da população cristã faz jejum ou não consome carne vermelha. Não é um dia de luto, mas de respeito. Em todas as cerimonias da paixão é celebrada às 15 horas- momento em que Jesus foi crucificado e morto, a principal liturgia do dia, com a Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística.

O Sábado Santo ou como é conhecido sábado de aleluia, destaca- se como “Vigília Pascal”. Nessa cerimônia é feita a benção do fogo novo e do círio pascal, a proclamação da Páscoa, que é um canto jubiloso anunciando a Ressurreição do Senhor, a liturgia da Palavra, a renovação das promessas do Batismo e, finalmente a liturgia eucarística.

A Páscoa, no domingo, dia 21 de abril, neste ano, vem do idioma hebreu e significaPeseach”- passagem. Dom Julio Endi Akamine, arcebispo de Sorocaba nos disse a respeito:A Páscoa de Cristo é a presença da divina companhia em nossos dramas paranos conduzir à Ressurreição. A nossa passagem do vale de lágrimas para a alegriado Reino é sustentada e carregada por Jesus”.

E aproveitar para refletir sobre o perdoar o próximo nesta Semana Santa é um ato de renuncia ao mal. Segundo Dom Julio citou: “Perdoar as ofensas é uma obra necessária e urgente para afrontar as feridas e as dilacerações internas e sociais provocadas pelas guerras e pela criminalidade. Sem o perdão a memória vingativa nunca passará e continuará a envenenar os povos e as gerações futuras”. E nada melhor para celebrar a Páscoa perdoando as pessoas para ser feliz. Comece já na Semana Santa!

 

width=2576

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário

@artigosdovanderleitesta

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia Civil identifica um dos participantes de racha com cavalos ocorrido na Raposo

GCM detém casal em flagrante por tentativa de furto em residência no Jardim Paulistano

Placa da Cabeça da Anta, trajeto para a praia, aparece em avenida de Votorantim

Governo vai fazer pente-fino em 2 milhões de benefícios do INSS

Governo abre sindicância após viagem de ministro de Lula e servidores a Carnaval fora de época

Jovem de 21 anos morre após ser atingido por seis tiros dentro de bar em Itu