19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dois detentos em regime semiaberto fogem de penitenciária em Porto Feliz

Postado em: 30/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Dois detentos que estavam no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz fugiram da prisão durante a manhã desta última segunda-feira (29). O fato foi confirmado pela Secretaria de Administração Penitenciária. A fuga ocorreu por volta das 9 horas.

Segundo a Pasta, um agente de segurança penitenciária, que estava escalado na vigilância da torre IV, viu quando dois detentos que estavam em cima da laje do alojamento onze, pularam e foram em direção ao alambrado, passando para o lado externo da unidade e correndo em direção a um carro prata que estava estacionado na rua.

Eles entraram no veículo e seguiram em direção ao município de Rafard. Quando o agente de segurança observou a cena, informou de imediato a direção, que solicitou apoio dos outros servidores, porém, não houve tempo hábil para evitar a evasão.

Foram feitas buscas na região, porém sem êxito de recaptura até o momento.

A PM também foi avisada, que repassou a ocorrência para a Polícia Rodoviária de Capivari e Guarda Civil Municipal. Foi registrado boletim de ocorrência.

A Secretaria salientou que foram realizadas contagens nos alojamentos habitacionais a fim de identificar os sentenciados que fugiram, momento que foi descoberto que eles haviam rompido a tela de proteção superior do alojamento 11.

Ainda conforme a Pasta, as alas e unidades de regime semiaberto, obedecendo à legislação brasileira, não dispõem de vigilância armada e nem são cercadas por muralha. A permanência do preso, nesse regime, se caracteriza muito mais pelo senso de auto-disciplina e auto-responsabilidade, que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão.

Os presos do regime semiaberto têm permissão para usufruírem de até cinco saídas temporárias por ano, que são determinadas pelo Poder Judiciário, e podem exercer atividades profissionais em órgãos públicos ou privados, fora do perímetro das unidades prisionais, com prévia autorização judicial.

Assim que recapturados os presos voltarão ao regime fechado.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lucky Friends Rodeo: Maior evento de cultura custom da América Latina acontece neste domingo (22) em Sorocaba

Papa diz que pessoas são mais importantes do que a economia

FGTS poderá ser recolhido com Pix a partir de janeiro

Wajngarten se esquiva de perguntas e é ameaçado de prisão em CPI; Flávio Bolsonaro chama Renan de vagabundo

Equipe da Prefeitura vistoria áreas degradadas em seis pontos da cidade

Adolescente dá à luz durante bloco KondZilla em São Paulo