20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Divisão Especializada de Investigações Criminais será inaugurada hoje em Sorocaba

Foto: divulgação
Postado em: 25/08/2020

Compartilhe esta notícia:

O Governador João Doria inaugura nesta terça-feira (25), às 15h, em evento virtual, a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba, que atuará no combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro, homicídio, latrocínio, roubo a banco, tráfico de drogas, além de realizar ações preventivas. 

 

Ainda no evento virtual, Doria descerra as placas da Seccional de Sorocaba e das Delegacias de Araçoiaba da Serra e Votorantim, que foram reformadas pela atual gestão. 

 

Nesta terça, às 16h30, ocorrerá a inauguração da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) e serão apresentados os Delegados de Polícia Wilson Negrão (Divisionário da DEIC) e Levi D’Oliveira (Seccional de Sorocaba).

 

A Deic, que incorporou a sua estrutura a DIG e Dise (Delegacia de Investigações Gerais e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), além do Seccold (Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro, Delegacia de Homicídios e o GOE (Grupo de Operações Especiais), tem por finalidade o exercício das atividades de polícia judiciária na apuração dos mais diversos delitos, bem como planejar e executar ações estratégicas de repressão ao crime organizado, na área de abrangência do Deinter 7. 

 

O Decreto que criou a Divisão Especializada de Investigações Criminais - DEIC, em cada um dos Departamentos de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (DEINTER 1 a 10), é 64.809, de 21/02/2020.

 

Wilson Negrão - Delegado de Polícia Divisionário da DEIC

 

O Delegado de Polícia Wilson Negrão, de 52 anos, é natural de Sorocaba e Delegado desde 1992, dois anos após se formar pela Faculdade de Direito de Sorocaba. Iniciou sua carreira no litoral, atuando na DIG e Seccional de Itanhaém (SP).

 

Transferido para Votorantim em 1993, foi diretor do Setor de Investigações da Delegacia do Município e Cadeia Feminina até o ano 2000, quando chegou a Sorocaba para coordenar a implantação do Grupo de Operações Especiais (GOE), unidade especializada que chefiou até 2002.

 

Em seguida assumiu o Grupo Antissequestro de Sorocaba (GAS), onde atuou no combate ao crime organizado. Após 12 anos comandando o GAS, entre 2014 e 2015 exerceu suas atividades junto a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba e o 2º DP, onde introduziu a filosofia de Polícia Comunitária, visando a aproximação do policial civil com a comunidade.

 

Em junho de 2015 assumiu a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) com a missão de reestruturar a unidade. Em 2019 concluiu o Curso Superior de Polícia Integrado (CSPI).

 

Além de pós-graduado em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal, Negrão também é professor na Academia de Polícia Civil, onde leciona a matéria “Polícia Comunitária”. Durante sua trajetória, participou de inúmeros cursos no Brasil e Exterior e esteve à frente de casos com repercussão nacional.

 

Durante sua gestão como Delegado Seccional de Polícia de Sorocaba, Wilson Negrão priorizou o trabalho conjunto com a Polícia Militar, Polícia Federal, Ministério Público, Judiciário, entre outras instituições, gerando importantes operações, com significativos resultados. Reestruturou o Plantão Policial Norte e da DDM, implementando meios que pudessem garantir a integridade física e psicológica dos policiais civis, além de aproximar a Polícia Civil da comunidade.

 

Levi D’Oliveira - Delegado Seccional de Polícia de Sorocaba

 

Levi D’Oliviera, 60 anos, é Delegado de Polícia há mais de 30 anos. Formado pela Faculdade de Direito de Sorocaba, iniciou sua carreira no 51o DP - Rio Pequeno, na Capital. 

 

Em Sorocaba, trabalhou na Delegacia de Investigações Gerais de Sorocaba e 8o DP, entre os anos de 1993 e 1995. Durante aproximadamente dez anos, trabalhou na Corregedoria Geral da Polícia Civil, passando também pelas Corregedorias do DEMACRO (Departamento da Grande São Paulo) e DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

 

No DENARC (Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico), foi Delegado de Polícia Titular da 1a DISE. Após ocupar a titularidade em diversos distritos policiais da Capital, tais como: 17o - Ipiranga, 35o - Jabaquara, 51o Rio Pequeno e 91o Ceagesp, assumiu a assistência da Secretaria de Coordenação e Controle do Interior da Academia de Polícia, onde também foi Delegado de Polícia Divisionário.

 

Foi Delegado Seccional de Polícia de Taboão da Serra de 2018 à 2019, retornou para a Academia de Polícia e está em Sorocaba, como Divisionário da Assistência Policial do Deinter 7 desde Fevereiro deste ano.

 

Pós-graduado em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal, Levi D’Oliveira também é professor da Academia de Polícia, onde leciona as seguintes matérias: Prevenção de Acidentes do Trabalho Policial, Transporte e Remoção de Presos, Ética Policial, Relações Públicas e Aulas práticas de Gerenciamento de Crises.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura de Sorocaba tem decisão favorável do TCE/SP sobre processo dos kits de robótica

Aneel define que consumidor não vai pagar adicional nas contas de luz de junho

Sucesso do Pix faz transferência bancária por DOC encerrar atividades

Cometa atinge aproximação máxima da Terra nesta quinta

Startup do PTS promove a 1ª Olimpíada de Robótica Digital

Tarcísio cumpre 12% de promessas em 1º ano; as paradas e lentas somam 45%