Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ditadura em cena: estreia "SUEÑO" com direção e dramaturgia de Newton Moreno - veja a coluna de José Simões

Fotografia: João Caldas
Postado em: 04/11/2021

Compartilhe esta notícia:

SÃO PAULO/TEATRO - Sueño estreia dia 5 de novembro de 2021, de forma presencial na área externa do Teatro João Caetano, em São Paulo.

 

Segundo Newton Moreno “Sueño narra a trajetória de uma família interrompida por uma ditadura sul-americana. Uma ditadura que, como todos os regimes totalitários, ameaça sonhos e semeia pesadelos. Mas esta história é narrada pelo ponto de vista de um diretor de teatro chileno, Vine, um artista que vê sua montagem do texto de Shakespeare adiada pelo golpe. A encenação explora essas camadas entre a história desta família e a trupe shakespeariana de atores que tenta bravamente ensaiar a peça, espetáculo tão sonhado por Vine”

 

Sinopse 

 

Santigo, Chile. 1973. Um grupo de teatro está ensaiando Sonho de uma Noite de Verão. Um casal de militantes foge de seu país, e é separado pela ditadura quando ela está grávida. O marido, Vine, não descansará até reencontrar sua família. 

 

Em seu exílio, Vine sonha todas as noites com a peça que não pôde estrear e como ele pretende, através do texto de Shakespeare, encenar uma América Latina que precisa reaprender a sonhar com liberdade e independência. 

 

Quando a ditadura é derrocada na década de 90, Vine retorna ao Chile para tentar encenar a peça novamente. O reencontro de Vine com seu país mostrará que os ecos do autoritarismo ainda podem criar novas tragédias. 

 

Equipe

 

Direção e dramaturgia de Newton Moreno e elenco formado por Denise Weinberg, Leopoldo Pacheco, Paulo de Pontes, Michelle Boesche, José Roberto Jardim e Simone Evaristo, a peça tem produção de Emerson Mostacco, direção musical de Gregory Slivar, direção de movimento e coreografia de Erica Rodrigues, pesquisa de Almir Martines, figurinos de Leopoldo Pacheco e Chris Aizner (que também assina o cenário) e design de luz de Wagner Pinto. 

 

Serviço: 

 

TEATRO MUNICIPAL JOÃO CAETANO - Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino - São Paulo.

Temporada: de 05 de novembro a 05 de dezembro de 2021. 

Horários: De terça a domingo às 18 horas.

Ingressos: Entrada franca, com retirada na bilheteria uma hora antes do espetáculo.

Duração: 150 minutos + 30 minutos de debate após cada apresentação. 

Classificação: 14 anos

Gênero:  Tragicomédia

Lotação: 20 lugares

Informações: (11) 5573-3774 / 5549-1744

 

“Este projeto foi contemplado pela 12a Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura”

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Casos diários de covid-19 no Brasil se aproximam do pico de julho

Estudante invade escola armado e fere dois colegas em Minas Gerais

Agnaldo Timóteo, o homem que tinha sexo na voz, morre de Covid-19 aos 84 anos

Sistema de iluminação eficiente do Terminal Vitória Régia passa por testes

Brasileiros em quarentena seguem sem sintomas do novo coronavírus

Estado adianta o pagamento de parcela do Merenda em Casa para 44,5 mil alunos da região de Sorocaba