20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dia Mundial Sem Carro terá atividades no Parque das Águas nesta quarta-feira

Postado em: 22/09/2021

Compartilhe esta notícia:

O Dia Mundial Sem Carro é celebrado nesta quarta-feira (22) e as equipes da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) e em parceria com a Urbes – Trânsito e Transportes,  prepararam uma blitz educativa voltada à segurança dos ciclistas. O evento gratuito ocorre das 9h às 11h, no Parque das Águas, que fica no Jardim Abaeté.

 

A ação também conta com a participação de profissionais das secretarias de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar (Sema), de Esportes e Lazer (Semes) e do grupo de ciclistas Amigas do Pedal.

 

A blitz tem a proposta de alertar motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas sobre a importância, inclusive, de se manter o distanciamento adequado, de 1,5 metro, entre os ciclistas e demais veículos na via, colaborando para um trânsito seguro. Um folheto explicativo ainda será distribuído ao público, propondo ao motorista que não ultrapasse o ciclista em alta velocidade, respeite a preferência do ciclista ao fazer a conversão em via, sinalize com antecedência, não buzine para alertar o ciclista e que sempre tenha cuidado ao abrir a porta do carro.

 

O mesmo material, no verso, dá dicas de práticas seguras aos ciclistas, como respeitar a sinalização de trânsito, sempre transitar nas ciclovias e ciclofaixas, usar sinalização noturna dianteira e traseira, nunca pedalar na contramão, não usar o celular enquanto pedala e quanto ao uso obrigatório da campainha e do retrovisor esquerdo.

 

“A bicicleta é um modal 100% limpo, sem a emissão de poluentes, e que ainda promove a prática da atividade física. Queremos destacar essa data tão importante e programamos, então, essa atividade especial”, destaca a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, Cibele Soares.

 

O objetivo principal do Dia Mundial sem Carro é igualmente propor às pessoas que experimentem, ao menos neste dia, utilizar um meio alternativo de mobilidade urbana, enfatizando as vantagens para a saúde, meio ambiente e qualidade de vida.

 

A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, com atrações educativas, também promovidas pela Urbes e Semob, de 18 a 25 de setembro, em diferentes pontos da cidade, com o apoio da iniciativa provada.

 

Ainda nesta quarta-feira, como parte das ações da Semana da Árvore, por volta das 10h, a equipe da Sema realizará um plantio de árvores nas proximidades do bolsão de estacionamento do Parque das Águas.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

São Paulo tem maior queda desde 2001 de furtos e roubos para abril

Operação contra pancadões e aglomerações prende 5 pessoas em Sorocaba

Festa Junina de Votorantim é autorizada a acontecer após decisão do Tribunal de Justiça

Romu prende homem com drogas e até pés de maconha na Vila Zacarias

"O risco de a pessoa contrair a Covid-19 é o mesmo com o jogo e sem jogos", afirma Queiroga

Menina é socorrida em estado gravíssimo após fugir de abrigo e brincar com fogo