27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dia do Rotaract é celebrado em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba

Foto: Divulgação
Postado em: 19/03/2024

Compartilhe esta notícia:

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou, na tarde da última sexta-feira (15), por iniciativa do vereador Ítalo Moreira, sessão solene em homenagem ao “Dia do Rotaract”, o programa vinculado ao Rotary Internacional e voltado a ações sociais e preservação do meio ambiente, com objetivo de formar líderes jovens e adultos a partir dos 18 anos, que é internacionalmente celebrado em 13 de março.



Participaram da mesa principal do evento o parlamentar autor da homenagem, que presidiu a sessão, bem como Gabriel Onishi, vice-presidente e fundador da gestão 2023/24 do Rotaract e presidente da gestão 2024/25; o governador do distrito 4626 na gestão 2023/24,Roberto Roberti; o presidente do Rotary Granja Olga e secretário distrital na gestão 2023/24, Nelson Lima; e o presidente do Rotary Norte gestão 2023/24, Ricardo Melo.



Em saudação inicial, Ítalo Moreira destacou o trabalho de cidadania e desenvolvimento de liderança do Rotaract, com o objetivo de cuidar do próximo, em trabalhos sociais e de filantropia. Wesley Monteiro, diretor de projetos do Rotaract, explicou que a entidade está presente em mais de 120 países, impactando a vida de milhares de pessoas através de projetos e missões sociais, há mais de 50 anos. Ricardo Melo destacou oportunidade oferecida pelo Rotaract para que jovens possam atuar em prol da sociedade. “Uniu a vontade de ajudar com o dinamismo da juventude”, disse.

 

Após um momento cultural, com apresentação musical, Nelson Lima falou sobre a história do Rotaract, que teve início e 1968, nos Estados Unidos, durante o período da Guerra Fria. Segundo ele, os Rotaract fazem parte dos Rotary Clubes, que hoje envolvem mais de 1.2 milhão de homens e mulheres, com objetivo de  desenvolver habilidades de liderança e conhecimento profissional, difundir direitos, reconhecimento do mérito de ocupações para servir a sociedade, promover ética e capacidade de liderança, compreender carências, servir a comunidade, promover a paz entre outros. “Os Rotaracts fazem parte do esforço global do Rotary em prol da paz e compreensão mundial”, disse.



Roberto Roberti explicou que na região de Sorocaba existem 13 clubes do Rotary, além de um e-clube, e que os Rotaracts, que eram apadrinhados, atualmente são considerados também clubes, “que podem e devem trabalhar em conjunto com seus antigos padrinhos, que hoje são parceiros”, disse.  

 

O vereador Ítalo Moreira contou sobre o privilégio de trabalhar com o professor Geraldo Almeida, que na juventude foi do Rotaract. “Uma pessoa que inspira não só a minha pessoa, mas todo o gabinete, trazendo sua essência adquirida no Rotaract para dentro do mandato, desenvolvendo ideias e projetos, sempre um líder nato e um professor.”, afirmou. Ele também destacou a importância do Rotary como maior clube de filantropia do mundo, beneficiando mais de 2 bilhões de pessoas.



“Fico muito feliz e honrado e espero que essa homenagem inspire jovens a procurar o Rotaract, para crescer seus quadros, e que o Rotary tenha seus quadros renovados, para que decanos passem os bastões e seu legados continuem”, disse Ítalo Moreira. Na sequência, foram entregues votos de congratulações individuais aos integrantes do Rotaract.



Ao final, Gabriel Onishi agradeceu o vereador Ítalo Moreira pela homenagem ao Rotaract, fez um resumo sobre a criação do clube e afirmou que existem muitos projetos para serem realizados durante sua gestão como presidente.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia Civil de Sorocaba prende homem suspeito de armazenar arquivos de pornografia infantil

Orientador Pedagógico: 1.053 comparecem para prova de encerramento da 1ª fase

Doria libera funcionamento de comércio e serviços até as 23h

Corrida Planeta – 24 anos oferece ao público uma manhã de experiências neste domingo

Polícia Civil lança aplicativo para prevenir golpes de estelionato

Trem entre Salto e Itu terá parceria entre iniciativa privada e associação ferroviária