29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dia do Motorista é momento de reflexão sobre a mobilidade urbana

Arquivo
Postado em: 24/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Neste sábado (25) é comemorado o Dia do Motorista, uma data para reflexão diante da grande motorização da sociedade brasileira. Somente na cidade de Sorocaba, são 503.196 veículos registrados, conforme dados de abril de 2020 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). Desse total, 321.473 são automóveis.

De 2011 para cá, houve um crescimento na ordem de quase 27% na frota de veículos da cidade. Isso traz consequências para a vida das pessoas que pode acarretar perda da qualidade de vida e maior tempo gasto nos deslocamentos diários, visto que as ruas e avenidas não se expandem nesse mesmo ritmo.

Sorocaba também possui uma das maiores taxas de motorização por habitante, ou seja, há 1,34 habitante por veículo, ao usarmos como referência a estimativa de 2019 para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o que demonstra a individualização desse meio de transporte, que traz como consequência ruas mais cheias de carros e atmosfera mais poluída pelo CO2.

Poluição atmosférica

As altas taxas de poluentes nas grandes cidades é um fator de preocupação constante, não apenas pelo efeito estufa e outras questões ambientais que o aumento dos gases causa no ambiente, mas também pelo impacto direto à saúde da população. As frotas veiculares contribuem diretamente para isso.

Nos grandes centros urbanos há um aumento no número de casos de doenças respiratórias, com reflexos nas estruturas públicas de saúde.

Mas há também boas notícias a modernização das frotas de carro no município tem garantido a manutenção dos índices de emissão de CO entre os anos de 2017 e 2018.

Mobilidade em tempos de pandemia

Desde o início da pandemia pela Covid-19, houve muitas mudanças na forma como as pessoas se deslocam no dia a dia. Um motorista atento pode aproveitar isso para encontrar meios mais seguros e eficientes de condução. Uma boa dica é manter a gentileza nos deslocamentos, cedendo espaço e conduzindo de forma tranquila, priorizando sempre o direito dos pedestres.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo modelo de CNH já pode ser solicitado no Poupatempo

Vereadores rejeitam dois novos pedidos de abertura de CP contra Crespo

Rede de lanchonete Mundo Animal chega a Sorocaba no dia 4 de novembro

Guedes prevê queda de 4% para o PIB em 2020; Campos Neto projeta recuo de 4,5%

Secretário da Saúde visita UBSs e SAMU com foco em medidas preventivas de coronavírus

Efetividade da Coronavac varia de 28% a 62% entre maiores de 70, diz pesquisa