27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dia do Cirurgião Dentista - Conheça os serviços odontológicos oferecidos em Sorocaba

Foto: SECOM
Postado em: 27/10/2023

Compartilhe esta notícia:

Nesta quarta-feira, 25 de outubro, é celebrado o Dia do Cirurgião Dentista. Essa importante função vem acompanhada de outros importantes profissionais, que fazem da rede pública municipal de saúde de Sorocaba uma cidade reconhecida nacionalmente em atendimentos odontológicos.

 

As informações são da Secretaria de Saúde.

 

“É dia de comemorar não apenas pelos profissionais que fazem nossos sorrisos mais bonitos e saudáveis, mas também pela importante rede pública de atenção em saúde bucal de Sorocaba, que está fazendo a diferença na vida dos cidadãos”, pontua o coordenador da Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SES), Dr. Diego Diniz.

 

Com 101 cirurgiões dentistas e 45 auxiliares de saúde bucal, a cidade está prestes a ampliar, ainda mais, sua equipe para atender à crescente demanda por cuidados odontológicos. Sorocaba, anualmente, realiza mais de 140 mil atendimentos, cuidando da saúde bucal de seus habitantes. Além disso, são feitos mais de 220 mil procedimentos odontológicos anuais, que abrangem uma ampla gama de serviços.

 

Sorocaba se destaca no cenário nacional como a cidade acima de 500 mil habitantes que realiza de forma mais efetiva a cobertura de atendimento odontológico para gestantes, bem como é líder na prevenção do câncer de boca em pessoas acima de 40 anos. Além disso, o município foi reconhecido, em 2022, com um prêmio de Inovação, do Ministério da Saúde, pela implantação do serviço de teleodontologia, ampliando o acesso a cuidados bucais. Confira mais detalhes em: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-e-destaque-nacional-no-atendimento-de-saude-a-gestantes-na-rede-publica/.

 

Na organização da rede pública de saúde bucal, Sorocaba segue os preceitos da Política Nacional de Saúde Bucal, referente ao programa nacional “Brasil Sorridente”. A cidade possui equipes de saúde bucal em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), no Serviço de Atendimento Domiciliar e em unidades odontológicas móveis.

 

O município ainda dispõe de um Centro de Especialidades Odontológicas na Policlínica Municipal, que oferece serviços de periodontia, endodontia, cirurgia oral, estomatologia e atendimento especializado para pacientes com necessidades especiais. Há, ainda, um serviço de prótese dentária removível, que contribui para a reabilitação oral da população. Sorocaba também ampliou, desde 2021, a rede de atendimento de urgência odontológica, que atualmente conta com seis unidades de Pronto Atendimento Odontológico, proporcionando um atendimento ágil e eficaz em situações de urgência e emergência.

 

A modernização da rede é uma prioridade em Sorocaba, com consultórios com equipamentos tecnológicos e materiais de alta qualidade. A aquisição recente de motores automáticos para tratamento de canal, laser odontológico, aparelho de sedação consciente e consultórios odontológicos portáteis demonstra esse compromisso contínuo da cidade com a excelência em Odontologia.

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde, tem buscado, cada vez mais, aprimorar seus serviços. Nesse planejamento, inclui a ampliação da equipe de cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal, aperfeiçoamento dos processos de trabalho, ampliando o acesso e reduzindo o tempo de espera, garantia de atendimento a grupos com vulnerabilidades, investimento em educação em saúde bucal, integração com outros serviços de saúde e capacitação profissional.

 

Para acessar o tratamento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Sorocaba, os cidadãos podem buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, onde serão encaminhados para atendimento com um cirurgião dentista. “No Dia do Cirurgião Dentista, Sorocaba mostra como a saúde bucal é levada a sério na cidade, promovendo sorrisos saudáveis para todos os seus cidadãos”, conclui o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministro Ricardo Salles diz que “COP-25 não deu em nada”

Vacina chinesa contra Covid-19 pode estar disponível no SUS em dezembro, diz Doria

Avenida 31 de Março terá trecho interditado a partir de segunda-feira

Presidente diz que "bota a cara no fogo" por ministro da Educação

Motorista embriagado é detido após colidir em viatura da GCM e tentar fugir

De "chinês inventou o vírus" a empregada "indo para a Disneylândia", relembre frases de Guedes