29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida - veja a coluna de Vanderlei Testa

Foto: Arte/VT
Postado em: 11/10/2023

Compartilhe esta notícia:

Outubro é um mês repleto de datas comemorativas que impactam em grande parte da população brasileira. Dia do Nordestino (8), Dia da Criança (12), Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida (12), Dia dos Professores, (15), Dia do Médico (18). Maria Alice Barcellos, professora de arte terapia e artista plástica tem uma missão nobre de ensino pedagogicamente correto com cursos de São Paulo. A sua oficina criativa de arte terapia com adultos ajudam a valorizar a autoestima dos alunos e alunas. Na outra ponta do ensino a professora de matemática na Universidade de Sorocaba, Maria Angela Oliveira ensina essa disciplina aos estudantes de engenharia. Em outros momentos, como professora da linguagem dos sinais, ensina as pessoas a se comunicarem com os deficientes auditivos, como ocorreu recentemente no espaço da Biblioteca Municipal de Sorocaba. Dia 15 de outubro foi homenageada com os mestres que também se dedicam a essa vocação nobre de educadores.

 

O Dia do Médico, a ser comemorado no dia 18 de outubro, dia de São Lucas, médico e evangelista, patrono dos profissionais de saúde. Voltando dois anos, lembramo-nos da pandemia do Covid-19 e quanto nos tocou a presença dos médicos e suas equipes de enfermagem e colaboradores dos hospitais, na defesa da vida humana. Enfrentaram com o risco da própria vida para salvar milhões de pessoas contaminadas em todo o mundo. Muitos médicos e médicas perderam a sua vida nessa triste jornada do Covid. Escolher um médico para representar todos seria uma meta impossível.

 

Representando toda a classe médica, no entanto, cito o médico Victor Dutra, cardiologista, natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Tenho convivido como voluntário com o doutor Victor na Associação do Amor Inclusivo- AAI. A sua vocação profissional com inúmeros compromissos em hospitais e clinicas, não o impede em ser um abnegado membro a serviço dos deficientes e pessoas carentes. Dirigindo a sua caminhonete que adquiriu para transportar o que for necessário à entidade, dedica um dia da semana para esse fim. Pude testemunhar no dia 8 de outubro, um domingo, às 19h, em meio a uma tempestade de chuva que desceu sobre Sorocaba, o doutor Victor carregando na sua picape com outros voluntários, quase uma tonelada de alimentos doados por um colégio do bairro Campolim, em uma festa com os alunos celebrando o halloween.  Como médico conceituado, o doutor Victor é um excelente profissional.

 

Para finalizar, dia 12, data comemorativa a Nossa Senhora Aparecida, o Brasil através de seus devotos católicos, com mais de 100 mil participantes, comparecerem ao Santuário Nacional em Aparecida, para dar graças as suas intercessões atendidas e àquelas que levam ao colo da mãe de Jesus as suas preces e pedidos.

 

 

Vanderlei Testa, Jornalista e Publicitário, escreve no jornal Ipanema (artigovanderleitesta@gmail.com)

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Manga anuncia equipe de transição de governo nesta quarta-feira

Encontro de Museus discute território, antirracismo e diversidade

Engavetamento entre carreta e quatro veículos deixa um ferido na Celso Charuri

UBS do Aparecidinha é revitalizada e passa a atender também como PA 24 horas

Guias e calçadas do novo acesso à avenida Dom Aguirre, em Santa Rosália, são concretados

SP atinge marca de 10 mil Carteiras de Identificação de Transtorno do Espectro Autista