16 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

‘Dia D’ de vacinação contra sarampo acontece nas 32 UBSs

Postado em: 19/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Neste sábado (19) acontece o ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo. A iniciativa é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), e ocorrerá das 8h às 17h nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A imunização é destinada apenas às crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). É de extrema importância a apresentação da carteira vacinal no momento do atendimento. O dia de vacinação será “aproveitado” também para a realização do mutirão de pesagem para atualização do Bolsa Família em todas as UBSs.


Desde o dia 7 de outubro está ocorrendo a Campanha Nacional de Vacinação com foco na proteção ao sarampo, destinada às crianças não vacinadas. A campanha para este público se encerra no dia 25 de outubro.


No período de 18 a 30 de novembro, será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. A vacina é a melhor forma de prevenção da doença. A atual cobertura de imunização contra o sarampo na cidade é de 90,37%.


Neste ano de 2019, Sorocaba realizou a aplicação de 42.116 doses da vacina contra o sarampo para adultos e crianças. Na etapa da campanha, iniciada em 7 de outubro, e até o dia 16, 1.171 crianças de seis meses a menores de cinco anos compareceram às UBSs para avaliação da situação vacinal. Dessas, 518 precisaram ser vacinadas.


Para consultar o endereço e o horário de funcionamento das unidades de saúde, basta acessar o link –http://saude.sorocaba.sp.gov.br/ .


Sias convoca beneficiários do Bolsa Família para pesagem semestral


Acontece também neste sábado (19), o mutirão de pesagem para atualização do Bolsa Família nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. A medida é uma convocação da Prefeitura de Sorocaba a todas as famílias que recebem o benefício do governo federal.


A pesagem é um dos requisitos para a continuidade da inclusão da família no programa. Os convocados são as crianças que tenham de 0 a 7 anos de idade e todas as mulheres beneficiárias que tenham de 14 a 44 anos. Atualmente, Sorocaba tem 15.957 famílias inscritas no Bolsa Família, destas, somente 26% já se apresentaram nas UBS’s para realizar o balançamento.


Os convocados devem apresentar-se na sua Unidade Básica de Saúde de referência tendo em mãos o cartão do Bolsa Família, cartão do SUS ou outra identificação com foto. Apesar no mutirão, a pesagem vai até dezembro e acontece diariamente nas unidades. De acordo com Taline Libanio, assistente social da pasta, um outro mutirão está programado para o dia 23 de novembro. “Todos os convocados que não se apresentarem até dezembro, poderão ter o benefício bloqueado”, afirma Taline.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Guardas Civis que prendem criminosos passam a realizar audiência com a Justiça por videoconferência

Bolsonaro decide efetivar Pazuello como ministro da Saúde

Natal Iluminado inicia dia 25 de novembro com imagem de 10 metros de Cristo

“Adios Diego”: Maradona é enterrado e mundo chora a perda

A “Amizade social”, tema da CF 2024 começou com a Quaresma no Brasil - veja a coluna de Vanderlei Testa

Decreto de Bolsonaro congela reajuste tarifário de energia até 2021