16 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

"Dia D" de combate à dengue mobiliza conscientização da população e remoção de criadouros pela cidade

Agência Sorocaba
Postado em: 08/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de promover a conscientização da população e também realizar uma força-tarefa na remoção de criadouros, a Prefeitura de Sorocaba realizou o "Dia D" de combate à dengue das 9h às 13h deste sábado. O evento contou com a participação da prefeita Jaqueline Coutinho e de aproximadamente 300 servidores. A realização teve a concentração de pessoas na praça Cel. Fernando Prestes. Além da ação educativa, houve trabalhos técnicos como visitas casa a casa e arrastão de criadouros nas áreas mais críticas da cidade. Sorocaba já registrou 104 casos da doença e está em estado de epidemia.

Após a concentração, a prefeita e os servidores desceram até a Rua Dr. Braguinha para abordar as pessoas que caminhavam pelo Centro da cidade. Outros 19 pontos em Sorocaba, como o terminal Santo Antônio, feiras livres e os principais cruzamentos da cidade, tiveram a presença de servidores na distribuição de panfletos informativos sobre a dengue e na emissão de mensagens sobre o combate do mosquito com faixas e bandeiras nos semáforos de Sorocaba.

Para a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, o "Dia D" é um momento para dar mais ênfase num trabalho que já é realizado pela Secretaria da Saúde (SES) de forma intensificada de segunda a sábado através da Zoonoses. “A missão do Poder Público está sendo feita, mas precisamos que a população se conscientize e combata os criadouros da dengue para que a doença não espalhe cada vez mais”, ressaltou.

Na praça Cel. Fernando Prestes, a população conferiu uma exposição da Zoonoses com larvas, mosquitos, jogos lúdicos sobre o tema e o “mosquitão” inflável, que chamou a atenção de quem passava. Na ação técnica de combate ao mosquito, três caminhões da Zoonoses percorreram os bairros Jd. Rodrigo, Marcelo Augusto e Luciana Maria, para realizar o trabalho de “arrastão” que tem o objetivo de remover criadouros do Aedes. Nesta região com grande concentração de casos confirmados também contou com a fiscalização dos agentes de endemias que farão o trabalho de visita casa a casa. A prefeita Jaqueline esteve presente nestas ações para conferir os trabalhos e conversar com a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Aprovação da população

A professora aposentada e moradora da Vila Carvalho, Cecília Migliari, aprovou a iniciativa da prefeitura. “Vim andando pela cidade nesta manhã e fui abordada em vários pontos de Sorocaba até chegar aqui na Praça Cel. Fernando Prestes. O evento está bonito e é importante, mas precisamos que a população aprenda a remover criadouros deste mosquito”, afirmou.

Ações pós "Dia D"

Além da grande ação do "Dia D", as secretarias da Saúde (SES), Obras (Serpo), Meio Ambiente (Sema) e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) atuarão juntas numa força-tarefa para combater o mosquito. Os trabalhos de roçagem, limpeza de córrego e retirada de inservíveis e criadouros, serão feitos nas regiões dos bairros: Lopes de Oliveira, Vila Angélica, Cidade Jardim e Vila Hortência, entre os dias 10 e 14 de fevereiro.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Urbes notifica proprietários de veículos apreendidos a regularizarem situação

Ministro de Bolsonaro vem à Santa Casa para iniciar teste de remédio para a covid-19 

Ação pede que Justiça obrigue Doria a fechar igrejas em São Paulo

Ministro dos Direitos Humanos pede segurança federal permanente em terra yanomami

Peça infantil “Poesia em Movimento” é apresentada em Votorantim

Bolsonaro chama de ‘idiota’ pergunta sobre carona de parentes em helicóptero da FAB