Neste sábado (19), até as 16h30, durante o “Dia D” de vacinação contra o sarampo, 436 pessoas foram imunizadas na cidade, com predomínio da aplicação em adultos. Este número registrado foi abaixo do esperado pela supervisão de Imunização da Vigilância Epidemiológica, ligada à Secretaria de Saúde (SES), da Prefeitura de Sorocaba. O balanço final será divulgado na próxima segunda-feira (21).
Conforme a Supervisora de Imunização da Vigilância Epidemiológica da SES, Ane Caroline Pontes Gomes, compareceram às 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 2.282 pessoas, entre elas crianças. A maioria, porém, já havia sido imunizada anteriormente.
A vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos, segue até o próximo dia 25. Já entre os dias 18 a 30 de novembro, será realizada a vacinação para adultos jovens de 20 a 29 anos, também não vacinados.
Vale ressaltar que em 30 de novembro será realizado novamente o “Dia D” de vacinação contra o sarampo, desta vez com foco em adultos jovens. A atual cobertura de imunização contra o sarampo na cidade é de 90,37%.
A principal medida para evitar a introdução e transmissão do vírus do sarampo é a vacinação da população suscetível, aliada a um sistema de vigilância de qualidade e suficientemente sensível para detecção oportuna de qualquer caso suspeito de sarampo.
Para consultar o endereço e o horário de funcionamento das unidades de saúde, basta acessar o link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/.
Número de casos
A Vigilância Epidemiológica Municipal de Sorocaba identificou até o momento 45 casos de sarampo na cidade. O primeiro foi confirmado em maio de 2019. Dentre os confirmados, 26 (57,7%) casos são do sexo masculino e o maior número de casos é na faixa etária de 20 a 34 anos. Todos os casos foram confirmados por exame laboratorial. Os casos estão distribuídos em todas as áreas do município, com maior coeficiente de incidência na regional Leste e Oeste.