29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Deputado Federal bolsonarista é alvo da PF em nova fase de investigação sobre o 8/1

Foto: Reprodução/Facebook
Postado em: 18/01/2024

Compartilhe esta notícia:

Fabio Serapião para Folhapress

 

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição, é alvo de buscas da Polícia Federal nesta quinta-feira (18), no âmbito da Operação Lesa Pátria, destinada a identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram os ataques do 8 de janeiro às sedes dos três Poderes. A ação foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), onde a apuração tramita sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Agentes federais cumprem dez mandados de busca no Rio de Janeiro (8) e no Distrito Federal (2).


Um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional, o parlamentar afirmou, em uma rede social, ser vítima de uma "medida autoritária, sem fundamento, sem indício algum, que somente visa perseguir, intimidar e criar narrativa às vésperas de eleição municipal".

 

As suspeitas relacionadas a Jordy incluem eventos de teor antidemocrático ocorridos no Rio de Janeiro, incluindo acampamento em frente a quartéis lá e bloqueio em rodovia. Após as eleições vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apoiadores de Bolsonaro promoveram uma série de bloqueios a estradas em todo o país e nas semanas seguintes passaram a se aglomerar em frente a unidades das Forças Armadas de todo o país.


Para os investigadores, esses episódios serviram como uma espécie de preparação para o ataque que ocorreria em 8 de janeiro do ano passado. Deflagrada dias após os atos de vandalismo às sedes dos Poderes, a Lesa Pátria se tornou permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.


Essa é a 24ª fase da operação, que já cumpriu 97 mandados de prisão preventiva e 313 de busca e apreensão. Ao longo do primeiro ano da Lesa Pátria, o ministro Alexandre de Moraes deu 255 decisões autorizando medidas de busca e apreensão realizadas pela Polícia Federal em mais de 400 endereços e 350 trataram de quebras de sigilos bancário e telemático.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campanha para escolha dos nomes dos filhotes nascidos no zoo já recebeu mais de 2 mil votos

Polícia prende dona de agência de viagens suspeita de dar "calote" em centenas de clientes

Parque dos Espanhóis recebe revitalização completa pelo programa “Sorocaba Linda de Verdade”

Velório de Gugu termina após 22 horas com longas filas de fãs e presença de famosos

Câmara aprova retomada da gratuidade no despacho de bagagens

Câmara de Sorocaba vota projeto que cria Fundo de Proteção e Bem-Estar Animal nesta quarta