28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Defesa Civil segue em alerta e finaliza preparativos para a Operação Verão 2023/2024

Foto: Divulgação
Postado em: 17/11/2023

Compartilhe esta notícia:

A Defesa Civil, setor vinculado à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba, segue permanentemente de prontidão, em esquema de plantão 24 horas, para atender prontamente quaisquer eventuais ocorrências no município, sobretudo em decorrência de alertas meteorológicos preventivos, emitidos pela Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo. A equipe, inclusive, finaliza os preparativos para implementar no município a Operação Plano Verão 2023/2024, ação anual, sempre realizada no período de 1 de dezembro a 31 de março.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

“A Defesa Civil de Sorocaba é formada por agentes especializados e conta com o apoio de equipe de servidores das demais secretarias municipais e autarquias, para atuar em urgências e emergências. O trabalho está diretamente ligado à Defesa Civil Estadual, que nos dá suporte em ações emergenciais e humanitárias, assim como na emissão e divulgação de alertas meteorológicos preventivos”, explica o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.

 

 

Aliás, o alerta mais recente, sobre fortes chuvas e rajadas de vento na região de Sorocaba, entre esta sexta-feira (17) e domingo (19), foi emitido, nesta semana, pela Defesa Civil do Estado. No período, para a região, é esperado um acúmulo de 100 milímetros de chuva. O evento climático é consequência da passagem de uma frente fria, criando condições propícias para pancadas de chuva forte no Estado, além de temporais, raios, granizo e rajadas de vento, que podem variar entre 60 e 80 km por hora, com possibilidade de, próximo e durante o temporal, atingir 100 km/h em algumas áreas.

 

 

Orientações preventivas

 

Nesses casos, as principais orientações sobre como proceder são: abrigue-se em local seguro; como a elevação do nível da água ocorre rapidamente, não se arrisque e procure um terreno ou andar mais alto; evite contato com águas de inundação, pois elas podem estar contaminadas e, mesmo que saiba nadar, não se arrisque em travessias ou brincadeiras na água. Mais orientações estão disponíveis em: http://www.spalerta.sp.gov.br/ .

 

Ao passo em que situações de emergência podem ser comunicadas de imediato pela população, via telefones 199 (Defesa Civil e Guarda Civil Municipal); 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar), todos com Plantão 24 horas. Para receber alertas da Defesa Civil, basta cadastrar-se gratuitamente, enviando o CEP da sua residência por mensagem (SMS) de celular para o número 40199.

 

“É muito importante que a população colabore, sempre, prevenindo incidentes. Cada cidadão pode também acionar os órgãos competentes, em caso de necessidade. O trabalho da Defesa Civil é permanente, organizado em cinco eixos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. No entanto, a política pública foca nos dois primeiros eixos, prevenção e mitigação, com o objetivo maior, sempre, de salvar vidas”, frisa o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Rodrigo Balbinot.

 

 

Plano Verão 2023/2024

 

Com base no Decreto Estadual nº 42.565, de 1 de dezembro de 1997, as ações da Operação Plano Verão seguem as orientações da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo, com atuações diretas e coordenadas pelas Defesa Civil de cada município. No início de novembro, inclusive, equipes de Defesa Civil que atuam na Região Metropolitana de Sorocaba receberam capacitação prática da Coordenadoria Estadual, como parte do ciclo de treinamentos para as Chuvas de Verão 2023/2024, voltados à atuação efetiva e sistêmica para redução de riscos.

 

A operacionalização do Plano Verão, em geral, baseia-se em três pontos principais: monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica e observação de campo, em pontos sensíveis a alagamentos ou deslizamentos. Serve, ainda, para auxiliar no estoque de materiais de primeira necessidade necessários, como cestas básicas, colchões, água potável, dentre outros, para atender socialmente famílias que, porventura, sejam afligidas por eventuais casos de calamidades naturais.

 

“A união de forças de diversos setores municipais serve para garantir um verão mais tranquilo e seguro quanto às intempéries climáticas. O nosso Plano Verão busca a coesão, organização e implantação de protocolos de atuação de todas as forças de proteção do cidadão. Visa, também, a realização de medidas preventivas, como podas, limpezas de bocas de lobo, preparação de viaturas e equipamentos, todas as providências para evitar possíveis situações de crise e, na ocorrência dessas, mitigar da forma mais eficaz”, frisa o secretário da Sesu.

 

Uma comissão do Plano Verão foi montada pela Defesa Civil de Sorocaba, abrangendo representantes de todas as secretarias municipais e de outros órgãos de segurança da cidade, além de voluntários, como forma de manter contato permanente entre os setores e promover ações rápidas, em eventuais casos de emergência. “Esperamos não precisar, mas, ano a ano, contamos, sempre, com essa atuação conjunta, para que o Plano Verão cumpra seu propósito”, cita o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba.

 

 

Defesa Civil de Sorocaba

 

Oficialmente denominada Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorocaba, a Defesa Civil local atua há 46 anos. Desde janeiro de 2021, o setor já contabiliza mais de 3.800 atendimentos, destacando-se as vistorias preventivas, além de orientações à população.

 

Em Sorocaba, o Sistema Municipal de Defesa Civil foi criado a partir do Decreto Municipal nº 2.903, de 19 de julho de 1977, cuja estrutura e coordenação estão ligadas diretamente ao prefeito e contando com delegação para convocar o apoio de todos os órgãos municipais e da comunidade, para fazer frente às ocorrências no âmbito da Defesa Civil.

 

O órgão tem como lema: ‘Defesa Civil somos todos nós’, baseado no princípio de que nenhum governo, sozinho, consegue suprir a todas as necessidades dos cidadãos, pois todos devem atuar em conjunto. Essa integração com a sociedade é expressa no próprio símbolo da Defesa Civil. O hexágono na cor laranja representa a dinâmica operacional do sistema semelhante a uma colmeia de abelhas, onde cada um desempenha suas próprias funções, sempre em benefício da coletividade. O triângulo equilátero azul representa os âmbitos de atuação (Federal, Estadual e Municipal) e está localizado no centro do hexágono, como um posto de observação e alerta permanente.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Programa do Parque Tecnológico de Sorocaba para conectar empresários tem inscrição até sexta

Preconceito atinge 3 em cada 4 pessoas com deficiência ao se deslocar

Investigado por acidente que causou morte de casal tem prisão preventiva decretada

Nome do centrão, Ciro Nogueira aceita convite de Bolsonaro para ser ministro da Casa Civil

Semáforo na avenida Dom Aguirre inicia operação e já está em funcionamento

Eymael vota em SP e diz que escolher dirigentes é dever da cidadania