A Defesa Civil de Sorocaba, órgão ligado à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) da Prefeitura de Sorocaba, participou da oficina de capacitação da iniciativa “Construindo Cidades Resilientes 2030”, realizada na última terça-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
O evento contou com a participação de mais de 500 agentes, de 200 municípios paulistas, além de representantes de outros dois Estados, Alagoas e Rio Grande do Sul. Sorocaba esteve representada pelo chefe de Seção de Proteção e Defesa Civil, Ricardo Augusto Armênio, e pelo agente de Defesa Civil, Leandro Antonio de Oliveira Lima.
A campanha “Construindo Cidades Resilientes” é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e Sorocaba foi contemplada pela Defesa Civil Estadual, em março deste ano, com o Certificado de Resiliência. A honraria reconhece como cidade madura administrativamente, com destaque na gestão de risco, por meio de indicadores que apresentam a efetividade na gestão municipal do Programa Verde Azul.
O treinamento ministrado na ocasião tem como proposta construir uma cultura de gestão e planejamento, baseada em dados reais e científicos, além de desenvolver o Plano Local de Resiliência dos municípios participantes. Ainda, são abordadas tendências atuais de possíveis riscos de crises naturais no cenário nacional, com a apresentação de aplicação da metodologia de Autoavaliação da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes, por meio de ferramentas específicas, como modelo de gestão estratégica Scorecards.
Em complemento, o objetivo da campanha é assegurar que as cidades estejam se tornando inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030, contribuindo diretamente para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de outras iniciativas globais, como o Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana.
Conforme o secretário da Sesu, Coronel Vitor Gusmão, capacitações, como essa, são importantes para definir e executar estratégias e ações preventivas, sobretudo, para casos de eventuais crises climáticas. “A Defesa Civil está sempre a postos, 24 horas por dia, para intervir em situações que coloquem em risco a integridades da população e do patrimônio, em tempo e de forma cada vez mais eficaz”, completa.
Segundo a ONU, uma cidade resiliente é aquela capaz de “resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se dos efeitos de um perigo de maneira tempestiva e eficiente, por meio, por exemplo, da preservação e restauração de suas estruturas básicas e funções essenciais”.
Fotos: Divulgação