13 de Setembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Defesa Civil participa em SP de oficina de capacitação da campanha “Construindo Cidades Resilientes”

Foto: divulgação
Postado em: 29/04/2022

Compartilhe esta notícia:

A Defesa Civil de Sorocaba, órgão ligado à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) da Prefeitura de Sorocaba, participou da oficina de capacitação da iniciativa “Construindo Cidades Resilientes 2030”, realizada na última terça-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

 

O evento contou com a participação de mais de 500 agentes, de 200 municípios paulistas, além de representantes de outros dois Estados, Alagoas e Rio Grande do Sul. Sorocaba esteve representada pelo chefe de Seção de Proteção e Defesa Civil, Ricardo Augusto Armênio, e pelo agente de Defesa Civil, Leandro Antonio de Oliveira Lima.

 

A campanha “Construindo Cidades Resilientes” é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e Sorocaba foi contemplada pela Defesa Civil Estadual, em março deste ano, com o Certificado de Resiliência. A honraria reconhece como cidade madura administrativamente, com destaque na gestão de risco, por meio de indicadores que apresentam a efetividade na gestão municipal do Programa Verde Azul.

 

O treinamento ministrado na ocasião tem como proposta construir uma cultura de gestão e planejamento, baseada em dados reais e científicos, além de desenvolver o Plano Local de Resiliência dos municípios participantes. Ainda, são abordadas tendências atuais de possíveis riscos de crises naturais no cenário nacional, com a apresentação de aplicação da metodologia de Autoavaliação da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes, por meio de ferramentas específicas, como modelo de gestão estratégica Scorecards.

 

Em complemento, o objetivo da campanha é assegurar que as cidades estejam se tornando inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030, contribuindo diretamente para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de outras iniciativas globais, como o Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana.

 

Conforme o secretário da Sesu, Coronel Vitor Gusmão, capacitações, como essa, são importantes para definir e executar estratégias e ações preventivas, sobretudo, para casos de eventuais crises climáticas. “A Defesa Civil está sempre a postos, 24 horas por dia, para intervir em situações que coloquem em risco a integridades da população e do patrimônio, em tempo e de forma cada vez mais eficaz”, completa.

 

Segundo a ONU, uma cidade resiliente é aquela capaz de “resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se dos efeitos de um perigo de maneira tempestiva e eficiente, por meio, por exemplo, da preservação e restauração de suas estruturas básicas e funções essenciais”.

Fotos: Divulgação

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Boletos vencidos já podem ser pagos em qualquer banco

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Adolescentes são detidos com moto furtada em baile funk na Vila Helena

Delegado Acácio Leite dá dicas de como evitar golpes por aplicativos

Moradores de cidade do Acre pagam R$ 8,20 pelo litro da gasolina

Com saudades do calor? Saiba quando volta a esquentar em Sorocaba