29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Defesa Civil alerta para chuvas intensas a partir desta sexta-feira em Sorocaba

Foto: reprodução
Postado em: 11/11/2022

Compartilhe esta notícia:

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para um período de chuvas intensas que atingirá todo o estado a partir desta sexta-feira (11), permanecendo até segunda-feira, (14). Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), há condições de chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados, aumentando o risco para transtornos, devido ao corredor de umidade vindo da Amazônia que favorece a formação de áreas de instabilidade.

 

Como há previsão de acumulados elevados, 70 mm, em todo o período mencionado e chuva forte na Região Metropolitana da Capital, existe risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes. Portanto ressalta-se a importância de atenção especial nas áreas mais vulneráveis. Nas regiões de Sorocaba, Itapeva e Litoral Norte, o acumulado de chuvas esperado será de até 70mm.

 

 Recomendações

 

A Defesa Civil Estadual recomenda que as Defesas Civis Municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

 

Orientações a toda população

 

Por conta deste cenário meteorológico faz-se necessário orientar a população sobre o risco e medidas preventivas que deve adotar, orientando que fique atenta a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

 

Recomenda-se não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

 

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sindicato acusa prefeitura de não pagar professores durante pandemia; governo aguarda posicionamento da Justiça

Covid-19 iguala mortes da epidemia de dengue de 2015 em menos de 2 meses

Presidente da China insinua que país não se curvará aos Estados Unidos

SP anuncia a flexibilização do uso de máscaras ao ar livre a partir de 11 de dezembro

Alexandre de Moraes suspende depoimento de investigação até Aécio ter acesso a delações

Quase 80% dos mortos pela polícia no Brasil são negros, mostra anuário