01 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Cursinho pré-vestibular da UFSCar Sorocaba abre inscrições para novas turmas

Foto: Divulgação
Postado em: 21/01/2024

Compartilhe esta notícia:

Desde 2022, SMetal é parceiro do projeto de extensão da instituição de ensino superior; inscrições seguem até 12 de fevereiro
 
 
O Cursinho Educação e Cidadania (CEC), do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está com inscrições abertas até 12 de fevereiro para a formação de novas turmas em 2024. Os interessados devem acessar o formulário de inscrição (disponível aqui) para participar do processo seletivo.


As aulas preparatórias são gratuitas e acontecem aos sábados, das 8h20 às 17h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), e durante a semana, das 19h às 22h30, no campus Sorocaba da UFSCar. No total, serão oferecidas 100 vagas, divididas entre as duas turmas do cursinho pré-vestibular.


Após o preenchimento do formulário, os inscritos selecionados passarão por uma etapa de entrevistas, realizada na sede do SMetal. O resultado final, com a divulgação dos aprovados, será publicado no dia 12 de março. Mais informações no edital de seleção de alunos.


SMetal, um Sindicato Cidadão

O projeto de extensão, fundado em 2009, é realizado desde 2022 em parceria com o SMetal, que oferece toda a estrutura necessária aos estudantes. Nayron Alves, da coordenação do CEC, afirma que o Sindicato permitiu ao cursinho pré-vestibular "a viabilidade que precisava para acontecer a turma de sábado".


"Desde a localização, no centro da região metropolitana, onde chegam os ônibus EMTU, e próximo ao terminal urbano, até mesmo a disponibilidade de café da manhã e almoço para que os alunos possam assistir às aulas bem alimentados. Com isso, podemos atender uma gama de pessoas que trabalham durante a semana e sonham ainda com a universidade gratuita", disse.


Nayron destacou, ainda, que com a parceria com o SMetal, a turma aos sábados tem sido mais procurada, especialmente por aqueles que estudam em tempo integral e, por isso, não conseguiriam acompanhar as aulas da turma semanal, no campus Sorocaba da UFSCar.


"Acreditamos na educação para a transformação social e, por isso, não medimos esforços para oferecer um ambiente confortável e acessível para todos os estudantes do CEC", destaca o secretário de Administração e Finanças, Tiago Almeida do Nascimento.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Livros infantis para conversar sobre guerra com as crianças”: novo tema de live da UNIP

Zona Leste terá abastecimento de água interrompido durante a manhã desta quinta

Doria pede reunião em clima de paz com Bolsonaro: "Vamos precisar ver pessoas mortas nas ruas e calçadas?"

Governo anuncia que fornecimento de energia chegou a 80% no Amapá

Guarda Civil Municipal prende dupla de traficantes no Júlio de Mesquita

Ninguém acerta as dezenas da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 63 milhões