Um homem de 37 anos, que se passava por funcionário do Saae Sorocaba, foi preso em flagrante, na tarde desta quinta-feira (23), na Vila Assis. De acordo com informações da Polícia Militar, ele tentou aplicar o “golpe de reparo e conserto” na casa de uma idosa de 84 anos.
Alegando haver necessidade de manutenção, ele cobrou R$ 600 para fazer o serviço. Uma manicure, amiga da vítima chegou ao local, desconfiou da situação e acionou a polícia. O falsário, Uelton Pimentel Domingues tentou fugir. Alguns vizinhos que viram a situação chegaram a agredir o homem. Ainda assim, o criminoso conseguiu fugir e pegar o carro, mas foi detido minutos depois no mesmo bairro por funcionários da Urbes e pela PM.
Pimentel foi encaminhado ao Plantão Norte e permanece à disposição da Justiça.
O Saae-Sorocaba alerta a população sobre sobre pessoas que estão se passando por funcionários da autarquia para praticar golpes, principalmente contra idosos. Há denúncias da apresentação até de formulários em fotocópias, com logotipos da autarquia e da Prefeitura.
Em um dos casos, na Vila Barão, uma mulher com 74 anos reclama que teve uma bolsa furtada. No centro da cidade, a família de outra idosa diz que o falsário entrou na residência, mas acabou deixando o local ao desconfiar que poderia haver uma câmera de videomonitoramento. Há relatos ainda de uma pessoa com deficiência na Vila Hortência que desconfiou e deixou de atender o golpista.
De acordo com o Saae-Sorocaba, nenhum de seus colaboradores deve ultrapassar o local onde está instalado o hidrômetro no imóvel. A autarquia recomenda ao morador a confirmar se realmente se trata de um profissional da autarquia, ligando gratuitamente para o telefone 0800-770-1195.
Caso a identidade deixe de ser confirmada por telefone, o responsável pela residência deve acionar a polícia, pelo número 190.