24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Crianças já estão participando da programação gratuita do ‘Férias na Bica’

Postado em: 08/01/2020

Compartilhe esta notícia:

Com o tema “Vida de Insetos”, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), deu início na manhã desta quarta-feira (8) ao “Férias na Bica” no Parque da Biquinha. Um grupo de cerca de 40 crianças participarão até sábado (11) de uma programação gratuita para aprender mais sobre as características e a importância dos insetos na natureza.

A ideia da Sema é aproveitar esta época de recesso escolar e proporcionar às crianças um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo e o cuidado com o meio ambiente.

No primeiro dia do curso de férias, as crianças participaram de uma trilha guiada pelo parque e foram introduzidas ao tema desta edição de forma lúdica. A equipe de Educação Ambiental da Sema apresentou a elas, com imagens e exemplares preservados em acrílico, um pouco mais sobre as características de insetos variados, como a abelha, borboleta, joaninha, grilo, formiga, libélula, vagalume, cupim e o piolho.

Eles aprenderam sobre a importância desses animais na natureza, como, por exemplo, no desenvolvimento de nutrientes para o solo, como o adubo; na produção de alimentos, como a abelha que produz o mel. A garotada também conheceu os locais onde os insetos vivem, como cavernas, lagos, florestas e jardins e que, quando por algum motivo eles perdem essa “moradia”, eles buscam “comida” na casa das pessoas.

Outra atividade promovida no parque foi uma oficina de artesanato, na qual as crianças aprenderam a fazer uma abelha utilizando papéis, cola e um rolinho de papel higiênico.

Hector Reze Targino Lima, de 9 anos de idade, está participando pela primeira vez do curso de férias do Parque da Biquinha e a experiência está sendo bem legal. “Tem muita novidade e ainda fiz algumas amizades. Aprendi a importância dos insetos na natureza, como as formigas e os cupins. É bem interessante”, afirmou.

A equipe de Educação Ambiental da Sema também já informou os pais das crianças a respeito da Tarefa Social do curso de férias. O objetivo é que elas arrecadem junto aos vizinhos, familiares e amigos produtos de higiene infantil para serem doados a uma entidade beneficente de Sorocaba.
Programação até sábado

A programação ocorrerá sábado e contará com atividades variadas. Na quinta-feira (9), o “Férias na Bica” terá a Trilha do Detetive, quando as crianças vão pesquisar, utilizando lupas, alguns insetos que habitam o parque e suas principais características. Eles também vão aprender a fazer um imã de borboleta, uma mariposa no palito e uma lagarta, utilizando a técnica de dobradura do origami. Para encerrar, a equipe de Educação Ambiental da Sema vai promover um bate-papo sobre mariposa e borboleta, além de brincadeiras e jogos cooperativos.

Já na sexta-feira (10), a garotada vai levar os produtos de higiene infantil que arrecadou durante a semana, que serão doados a crianças de uma entidade assistencial. A programação também contará com uma exposição sobre o mosquito Aedes aegypti com a equipe da Zoonoses, brincadeira da boca do sapo, teatro de fantoche sobre a dengue com a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), pintura facial e uma oficina de mosquito com garrafa pet.

No último dia (11), as atividades ocorrerão, das 9h às 11h, no Parque Natural “Chico Mendes” e vão celebrar o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos em Sorocaba (11 de janeiro), que integra o calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, através da Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009. Para começar será realizado um café da manhã coletivo com as crianças e os pais. Na sequência, elas vão conhecer o Meliponário e o Viveiro de Mudas do “Chico Mendes”. Para finalizar a manhã, as crianças vão falar sobre o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos para os pais e serão convidados a conhecerem a Feira de Orgânicos, que ocorre todos os sábados no parque.

O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3224.1997.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cultura de SP prorroga a exposição sobre Michelangelo até 31 de maio

Ministério da Saúde: casos do novo coronavírus sobem para 19 no Brasil

Saúde de Sorocaba tem WhatsApp para casos de demora no atendimento entre outras demandas

Prefeitura inicia revitalização de área de lazer no Jardim Nova Esperança

Sorocaba vacina pessoas com 38 anos completos ou mais contra a Covid-19 nesta segunda-feira (12)

Pedreiro é baleado em discussão de bar e suspeito encontrado morto em estrada