26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Criança sem cicatriz não precisa refazer vacina BCG, diz ministério

Postado em: 05/02/2019

Compartilhe esta notícia:

Crianças que não apresentarem cicatriz vacinal após receberem a dose contra a tuberculose – conhecida como BCG – não precisam ser revacinadas. A recomendação foi divulgada nesta terça-feira (5) pelo Ministério da Saúde e está alinhada com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Comitê Técnico Assessor de Imunizações.

Por meio de nota, a pasta informou que estudos comprovaram a eficácia da vacina também em crianças que não ficam com cicatriz após a aplicação. A orientação, segundo o governo federal, foi encaminhada aos estados e municípios na última sexta-feira (1º).

Prevenção

De acordo com o ministério, a principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é por meio da BCG, ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). A dose deve ser dada ao nascer, nas maternidades, ou na primeira visita da criança ao serviço de saúde, o mais precocemente possível.

A vacina também está disponível na rotina dos serviços para crianças menores de 5 anos e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

Cobertura

Dados da pasta mostram que a BCG é uma das doses com maior adesão atualmente no Brasil. Em 2017, a vacina registrou 96,2% de cobertura em todo o país – acima do preconizado pelo ministério, de pelo menos 90%.

Em anos anteriores, a taxa ultrapassou os 100%, sendo 107,94% em 2011; 105,7% em 2012; 107,42% em 2013; 107,28% em 2014; e 105,08% em 2015.

“Os gestores têm até o mês de abril para atualizar, no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), a situação vacinal local, mas dados preliminares já indicam uma cobertura, em 2018, de 87,5%.” (Agência Brasil)

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANS autua Prevent Senior por não informar pacientes sobre "kit Covid"

Camerata de Cordas se apresenta na Sala Fundec nesta quinta-feira (20)

Estado de São Paulo cria 50 mil empregos com carteira assinada em maio

GCM coíbe “pancadão” no Parque Vitória Régia na madrugada de segunda

Brasil acumula 867,6 mil casos do novo coronavírus

Câmara aprova projeto que obriga divulgação de lista de espera do SUS