26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Criança com covid-19 está internada em hospital; outras 4 aguardam resultado de exame

Foto: divulgação
Postado em: 05/03/2021

Compartilhe esta notícia:

Uma criança de 6 anos de idade com covid-19 está internada no hospital da Unimed, em Sorocaba. Já outras 4 seguem internadas em diferentes unidades hospitalares com síndrome respiratória e aguardam resultado de exame. 

A Unimed Sorocaba informou que, no Hospital Miguel Soeiro, "existe um caso de uma criança internada, de 6 anos de idade, com comorbidades e infectada pela Covid-19". Este paciente, entretanto, é morador de um município da região.

Enquanto isso, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), informou "que não há nenhuma criança moradora de Sorocaba internada com confirmação da Covid-19". 

A prefeitura alegou haver quatro crianças internadas (três em enfermaria e uma em UTI) com síndrome respiratória, "mas não se pode afirmar que é Covid e elas aguardam diagnóstico a ser emitido pelo órgão estadual Instituto Adolfo Lutz".

Nesta última quinta-feira (4), o Ipa Online divulgou que uma recém-nascida de apenas 7 dias de vida está internada desde a última quinta-feira (25), aguardando resultados de exame de covid-19. 


A mãe da criança morreu da doença no domingo, 28 de fevereiro, três dias após o parto, ocorrido na quinta-feira, 25 de fevereiro.


Conforme a Prefeitura de Sorocaba informou ao Ipa Online, "não se pode afirmar que a criança internada está com Covid-19. O resultado do diagnóstico é aguardado".


O bebê permanece internado no hospital Santa Lucinda. 

Já na quarta-feira (3), o portal divulgou que duas crianças estavam internadas com quadro de saúde grave por covid-19, em Sorocaba. 

Conforme apurou o Ipa Online com exclusividade, além de um bebê de 11 meses havia em estado grave uma criança de 10 anos.

 Ambos estão internados na UTI Covid do hospital da Unimed. 

Sobre essa informação, vale ressaltar que a Unimed respondeu: 

"Quando foi questionada sobre essa informação, a primeira resposta oficial que enviamos à Rádio Jovem Pan Sorocaba explicava que, por respeito à competência da Vigilância Epidemiológica (VE) em emitir os comunicados oficiais à população sobre a Covid-19, o HMS não fornece nenhum tipo de informação sobre os pacientes atendidos.

Esta conduta vem sendo adotada desde o início da pandemia. Também a Unimed explica que toda informação sobre pessoas internadas (independentemente da sua patologia) só é fornecida por esta instituição após expressa autorização do responsável (familiar).

Após noticiarem que tinham duas crianças internadas e intubadas, uma com 11 meses e outra com 10 anos de idade, a Unimed emitiu outra nota esclarecendo que a informação não procedia, ou seja, naquele momento não havia nenhuma criança internada com aquelas características (11 meses e 10 anos);

Sem ferir a competência da VE e buscando levar à população a verdade dos fatos relacionados a esta instituição, que é um valor absoluto e um dos pilares da Unimed Sorocaba desde a sua fundação (há 50 anos), existe um caso, de uma criança internada, de seis anos de idade, com comorbidades e infectada pela Covid-19;

Para finalizar, e sabendo que esse veículo de comunicação compartilha desse mesmo valor, reforça-se que a Unimed Sorocaba está, como sempre esteve e estará, à disposição da imprensa para oferecer, de maneira oficial, toda e qualquer informação".

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia cumpre mandados de busca e apreensão na casa de Tatiane Pólis

Após 12 horas, Bolsonaro cancela recontratação de amigo de seus filhos que usou voo da FAB

Bolsonaro lidera disputa para eleição de 2022, aponta pesquisa

Justiça rejeita denúncia contra Lula e irmão em derrota da Lava Jato de SP

Prefeitura de Sorocaba inicia preparativos para a vacinação contra a Covid-19

Sedu divulga Plano de Formação Continuada 2021 para os profissionais da Educação