O prefeito José Crespo formalizou parceria com a Federação Amor Exigente, nesta terça-feira (2), para a criação da disciplina “Ética, Solidariedade e Cidadania” nas escolas da rede municipal para alunos do ensino fundamental II , que começa a partir de 2019.
O projeto visa reforçar os três valores em apoio às disciplinas didáticas que já integram a grade curricular dos estudantes. A formação para os professores e vice-diretores, que atendem o ensino fundamental II e que atuarão na proposta, já está sendo aplicada toda quinta-feira, pela manhã, em horário de trabalho dos profissionais.
Para o secretário de Educação, André J. Gomes, tratar sobre valores como ética, solidariedade e cidadania nas escolas requer certa dose de urgência. “Abordar estes temas, em pareceria com o Amor Exigente, é, além de necessário, um ato de coragem e de amor prático e construtivo, que trará benefícios diretos e indiretos às comunidades escolares”, salienta.
Já o prefeito José Crespo destacou a importância do projeto para o futuro das crianças. “A partir de 2019 teremos uma hora por semana de estudo focado nos valores fundamentais à vida, que são ética, cidadania e solidariedade, imprescindíveis para formação dos cidadãos”, disse o prefeito.
O coordenador da Federação Amor Exigente, Ariovaldo Tezoli, explicou que o projeto contribui para a prevenção às drogas e na fomentação do amor entre os estudantes. “É necessário adotar como hábito o abraço fraternal, a receptividade, o carinho entre as pessoas. Nós temos mais de 12 mil voluntários – incluindo países como Uruguai, Paraguai e recentemente a Itália – fazendo parte deste baluarte dos valores à vida”, reforça.
O secretário de Comunicação, Eloy de Oliveira, ressaltou a atenção e interesse do governo para esses temas. “A preocupação do prefeito com estes valores, principalmente a cidadania, já preocupava o prefeito antes mesmo da eleição e são ponto-chave desta gestão”, afirma o secretário.
A reunião contou também com a presença da secretária de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais, Ana Lúcia Sabadin, e da Ouvidora Geral do Município, Liliana de Jesus, e parte da equipe gestora da Secretaria da Educação.