19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Crespo decreta tombamento do Palácio dos Tropeiros e do teatro municipal

Postado em: 30/08/2018

Compartilhe esta notícia:

O Palácio dos Tropeiros e o Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV) tornaram-se patrimônios históricos de Sorocaba. Ambos têm projeto do arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete e estão localizados no Alto da Boa Vista. O decreto municipal nº 24.000, de 27 de agosto de 2018, foi assinado pelo prefeito José Crespo na manhã desta quarta-feira (29) e será publicado no Jornal do Município.

O objetivo do tombamento é garantir a preservação desses locais de grande valor histórico para o município e a preservação da identidade e memória cultural da população. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), o tombamento em caráter definitivo, com Grau de Preservação 1, determina que a preservação da edificação seja integral, internamente e externamente.

O tombamento dos prédios foi proposto pela Resolução nº 387, de 8 de agosto de 2018, do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP), devido às suas características arquitetônicas, com estilo brutalista que privilegia a verdade estrutural da edificação e caracterizado pelo concreto armado, e também por ser um ponto turístico da cidade, referência aos sorocabanos.

Sobre o Palácio dos Tropeiros

O Palácio dos Tropeiros foi concebido pelo arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete e idealizado pelo então prefeito José Theodoro Mendes. O traçado para esta obra foi inspirado em uma parábola, imaginada em ritmo crescente do 1º ao 6º andar do prédio, simbolizando o crescimento futuro do Município. A obra teve início em fins de 1978 e foi concluída e inaugurada em 15 de junho de 1981, com a presença do então Senador André Franco Montoro, e de um público estimado de duas mil pessoas.

Construído em concreto e vidro, o prédio possui seis andares com um elevador panorâmico e é ponto turístico da cidade. No sexto andar fica o gabinete do Prefeito. Sua área de lazer é cercada por um lago artificial habitado por peixes e pássaros. Possui um jardim com gramado, flores e muito arborizado, além dm parque infantil e uma pista de caminhada.

Sobre o TMTV

O TMTV foi inaugurado em 29 de janeiro de 1983 e atualmente conta com uma sala de espetáculos em estilo convencional para mais de 400 pessoas, além de 5 camarins individuais e 2 coletivos, cerca de 10 salas de ensaio e espaços especialmente criados para montagens de cenários e iluminação.

A área de construção é de 4500m2, na qual foram usados cerca de 3000m3 de concreto e 208 mil quilogramas de aço, tendo sido escavados cerca de 5000m3 de rocha. A edificação ainda conta com um Teatro de Arena, em sua área externa, o qual está submerso a cinco metros abaixo do lago que circunda o complexo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vigilância Sanitária interdita clínica terapêutica após denúncia de maus-tratos

Prefeitura de Sorocaba realiza chamamento de candidatos para mais seis vagas efetivas em cargos diversos

Taxa de desemprego cai em 16 estados, revela IBGE

Lula supera Doria como cabo eleitoral no 2º turno de São Paulo, aponta Datafolha

Natal em cores Gpaci

Secretário de Bolsonaro reage a assalto e prende bandido em São Paulo