27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Crespo conhece o VLT carioca, mas evita fazer avaliação sobre o que viu

Postado em: 31/08/2018

Compartilhe esta notícia:

O DEDA QUESTÃO

O prefeito Crespo, acompanhado de Luiz Alberto Fioravante (secretário de Mobilidade e Acessibilidade, e também presidente da Urbes – Trânsito e Transportes de Sorocaba), esteve na quinta-feira (30) em missão oficial na cidade do Rio de Janeiro para conhecer o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) da cidade carioca.

A assessoria do prefeito, ao contrário da maioria das informações oficiais sobre os atos de governo de Crespo, desta vez não divulgou nenhuma fala do prefeito sobre a sua visita. Ou seja, não sabemos o que ele pensa sobre o que viu.

O edital de chamamento para captar empresas interessadas em fazer o VLT de Sorocaba foi publicado no início de agosto passado e até o momento a Prefeitura recebeu consulta de dos grupos interessados na viabilização do projeto, que tem a missão de integrar a ferrovia com a paisagem urbana, requalificando toda a faixa ferroviária. As consultas ao edital não significam a adesão desses grupos, apenas o desejo de conhecer o que está no edital, me explicou Fioravante.

O VLT, me explica o secretário, será um complemento ao sistema de ônibus. Hoje, Sorocaba conta apenas com linhas de ônibus no Sistema de Transporte Coletivo, que percorrem a cidade de norte a sul e de leste a oeste. Circulam diariamente nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo. E as obras do BRT (Sistema de Ônibus Rápido) começam até o dia 10 de setembro.

A assessoria de comunicação informou que o prefeito e secretário (foto) foram recepcionados pelos técnicos e presidente da Alstom, grupo industrial francês que atua na área de infraestrutura de energia e transporte, Pierre Emmanuel Bercaire, e puderam conhecer a operação do sistema, as estações, o CCO – Centro de Controle Operacional e o centro de manutenção do VLT/Rio.

O Rio de Janeiro é a segunda cidade no mundo a ter um VLT 100% livre de cabos aéreos de energia para alimentar os veículos, a primeira foi Dubai. O sistema, que opera desde 2016, fornece eletricidade pelos trilhos, que são energizados quando o VLT para nas estações.

Críticas ao VLT

O VLT está entre o que há de mais moderno nos sistemas de transporte, pois associa recursos e tecnologias que disponibilizam viagens dentro de padrões de horário e qualidade. Wi-Fi, rádio, GPS, redes ópticas e dispositivos inteligentes de localização, interligados a sistemas computacionais de controle, formam uma complexa rede no VLT que permite a movimentação do veículo dentro de padrões de regularidade e de atendimento eficientes à demanda de transporte.

Porém, não há unanimidade sobre a sua eficiência e eficácia para resolver o problema da mobilidade. O canal pago Globo News produziu a série em 12 episódios sobre Desafios da Mobilidade Urbana no programa “Em movimento” e quando tratou do VLT do Rio, esse visitado por Crespo e Fioravante, deixou bastante claro que quando ele foi inaugurado (no período das Olimpíadas) funcionou de modo a atender as necessidades da população, porém hoje em dia deixa bastante a desejar.

Outro exemplo é o VLT de Cuiabá, que deveria ter ficado pronto para a Copa do Mundo de 2014, e se tornou o Símbolo Nacional de Obra Fantasma, que ficou inacabada no meio do caminho por falta de recursos para a sua conclusão.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump fala sobre a Covid-19: ‘Teremos uma vacina em questão de semanas’

Mulher suspeita de participar de assassinato da PM Juliane é presa em SP

Lutador pode responder por homofobia, cárcere privado e tentativa de homicídio

Em 10 meses, Sorocaba registra saldo positivo de empregos cinco vezes maior que antes da pandemia

Romu detém traficante de 18 anos no Jardim Itapemirim

Agricultura de SP abre inscrições para o programa de Bolsas de Iniciação Científica