13 de Setembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Crespo, candidato a vereador, não consegue votos para se eleger em Sorocaba

Foto: reprodução
Postado em: 16/11/2020

Compartilhe esta notícia:

O ex-prefeito de Sorocaba José Crespo (DEM) não obteve votos suficientes para se eleger vereador na Câmara Municipal de Sorocaba.



Conforme o site do Tribunal Superior Eleitoral, o democrata obteve 517 votos. 

A candidatura de Crespo encontra-se atualmente anulada sob judíce, após decisão da Justiça Eleitoral, por meio do juiz Emerson Tadeu Pires de Camargo, que ainda definiu sua inelegibilidade até 2028. A defesa do ex-prefeito ainda pode recorrer.

 

O indeferimento da candidatura aconteceu após ação do Ministério Público Eleitoral (MPE), que alegou que a cassação de Crespo em 2019, em virtude do caso do Falso Voluntariado, era fator determinante que impediria a candidatura. Crespo foi cassado outra vez, em 2017, mas conseguiu retornar ao cargo. 


Segundo o juiz, Crespo "foi cassado pela Câmara Municipal de Sorocaba, quando exercia o mandato de Prefeito", por “Proceder de modo incompatível com a dignidade e o decorro do cargo”.


Deste modo, o magistrado decidiu que "anote-se, por fim, que a inelegibilidade do impugnado, segundo a previsão constante da parte final da alínea “c”, do inciso I, da LC nº 64/1990, perdurará até o ano de 2028", escreveu.

 

Crespo elegeu-se prefeito para o exercício 2017 a 2020 com 182.833 votos, no segundo turno, em 30 de outubro de 2016.  Antes foi vereador por dois mandatos e líder da bancada do Democratas. Também foi deputado estadual por três mandatos, chegando a 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Forças Armadas terão apuração paralela com QR code e teste em 385 urnas

Fundec abre inscrição para cursos do Instituto Municipal de Música de Sorocaba

Homem atira contra bandido após casa invadida e é detido por licença de arma vencida há 30 anos

GCM e Secretaria da Cidadania realizam ação integrada para atender pessoas em situação de rua

Sorocaba recebe mais duas ambulâncias para transporte de pacientes

Bolsonaro troca churrasco por moto aquática quando país se aproxima de 10 mil mortes por coronavírus