A Prefeitura de Sorocaba publicou, na edição desta sexta-feira (21), do Jornal Município de Sorocaba, a contratação da empresa Aquarela Mídia Produções Ltda., para a implantação de sistema de TV Indoor por R$ 1,3 milhão, em 120 pontos da cidade, para veicular material de comunicação relativo ao governo municipal.
A empresa, de propriedade da ex-primeira-dama de Catanduva, Ivana Sahão (esposa do ex-prefeito Felix Sahão, do PT), e de seus dois filhos, deverá disponibilizar um jornalista para trabalhar na Secretaria de Comunicação e Eventos, e criar até a logomarca do projeto até então batizado de TV Corporativa do Município.
O processo foi iniciado em outubro de 2018 e o pregão presencial foi feito no dia 12 de novembro. Após recursos de empresas concorrentes, a assinatura do contrato foi feita na última segunda-feira (18) e publicada hoje. O documento tem valor de R$ 1.339.000,00, com duração de 24 meses.
A Aquarela Mídia Produções Ltda. tem como seus proprietários a ex-primeira-dama de Catanduva, Ivana Maria Giannoni Zirondi Sahão, e os filhos Guilherme Zirondi Sahão e Marcelo Zirondi Sahão, que assina o contrato. Ela é esposa do ex-prefeito de Catanduva, Félix Sahão (PT), e cunhada da deputada estadual Beth Sahão (PT).
De acordo com o termo de referência do pregão presencial 17/2018, a empresa contratada deverá instalar 120 aparelhos e transmissores em 70 locais, no sistema de locação. Os prédios públicos são sedes de secretarias municipais, PAT, terminais de ônibus, unidades de saúde, entre outros.
O termo determina ainda em seu item 4.1 que a empresa deverá manter um jornalista em horário comercial na Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Sorocaba. A empresa deverá ainda editar, produzir e divulgar os conteúdos indicados pela Secom, produzir os layouts, artes, efeitos, transições, ou seja, a arte visual a serem divulgadas na nova mídia.
A Aquarela Mídia será também responsável pela criação de logomarcas de projetos veiculados na chama TV Corporativa, bem como como criar um nome e uma logomarca para a própria mídia. A Prefeitura cita como exemplo de nome “TV Sorocaba”, no termo de referência.
Além dos conteúdos indicados pela Secom, a empresa deverá também produzir campanhas de interesse público, como outubro rosa, novembro azul, antitabagismo, aleitamento materno, campanhas contra a dengue, entre outras.
Para a produção de animações, a empresa deverá disponibilizar para a Prefeitura uma equipe de vídeo para uma diária de captação de imagem por mês, em estúdio ou próprios da Administração Municipal. O edital especifica que o material deve ser em Alta Definição (HD).
O Ipa Online divulgou com exclusividade que o Ministério Público investiga o uso de dinheiro público em propaganda pessoal pela Administração do prefeito José Crespo. Somente em 2019, a Prefeitura já gastou R$ 796.573,00 em publicidade. O valor pago à empresa Dgentil Propaganda Ltda. consta no portal da transparência da administração municipal e seria suficiente para pagar aproximadamente 9 meses de custo de uma creche para 150 alunos, como a do Jardim Montreal, administrada pelo Centro Educacional Apascentai de Ação Social, ao custo de R$ 1 milhão anual.