A Prefeitura de Sorocaba assinou, nesta terça-feira (9), o contrato de empréstimo com a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), no total de US$ 70 milhões (R$ 260 milhões). O evento, realizado no gabinete do prefeito José Crespo (DEM), contou com a presença do diretor representante da CAF, Jaime Holguín, e da Procuradora da Fazenda Nacional, Suely Dib de Sousa e Silva.
O Programa Ambiental e de Otimização Viária aprovado por unanimidade no Senado, em Brasília, tem como objetivo ampliar a infraestrutura urbana, de transportes e a implantação de parque linear, com espaços públicos para lazer, garantindo acessibilidade, segurança, eficiência, qualidade de vida e dinamismo econômico, além inclusão social e preservação do meio ambiente.
Na ocasião, Holguín enfatizou a qualidade das ações propostas no contrato, que trabalham a abordagem do desenvolvimento integral urbano, com projetos complementares e que buscam a melhoria da qualidade de vida para todos os moradores do município. “Obras de infraestrutura com enfoque ambiental são comprovadamente benéficas para todos e este programa trata dessa temática de uma maneira eficiente e moderna, de acordo com os melhores padrões de práticas dessa natureza”, afirmou.
Para Crespo, a mobilidade urbana é um dos “grandes desafios para melhorar a qualidade de vida da população” e a assinatura desse contrato com a CAF “representa um grande passo para o desenvolvimento do município”, promovendo mobilidade, acessibilidade e a circulação das pessoas com segurança e conforto, de forma sustentável.
Entre as obras estão a construção da avenida Marginal junto ao córrego Itanguá (rua Luiz Mendes de Almeida até a Estrada Adão Pereira de Camargo, inclusive ponte sobre o córrego na avenida Américo Figueiredo), um viaduto sobre a avenida Itavuvu ligando as avenidas Edward Fru-Fru Marciano da Silva com avenida Ulysses Guimarães, construção de nova ponte sobre o rio Sorocaba ligando a rua 15 de Novembro com a avenida São Paulo, um viaduto de ligação da avenida Fernando Stecca com avenida Independência e outro do viaduto de ligação da avenida Ipanema com a rua José Joaquim Lacerda.