24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Crespo anuncia a contratação de 50 auxiliares de Educação infantil

Postado em: 02/10/2018

Compartilhe esta notícia:

O prefeito José Crespo se reuniu nesta quarta-feira (01) com supervisores de ensino da educação municipal, que trabalham no suporte pedagógico às escolas. O encontro ocorreu no gabinete do secretário municipal de Educação, André J. Gomes, e lá o grupo ganhou a notícia da contratação de 50 novos auxiliares de educação infantil para a rede municipal de ensino.

O quadro de auxiliares de educação conta hoje com 1.437 profissionais em toda a rede municipal. Os funcionários que serão contratados passaram no concurso público em 2014 e houve a prorrogação de chamamento por mais dois anos. O edital vence em setembro do ano que vem. A convocação dos 50 auxiliares é para substituir profissionais que se aposentaram ou foram exonerados.

width=576

Durante o encontro com os supervisores de ensino, o prefeito José Crespo ressaltou que a gestão compartilhada, que vai aumentar o número de profissionais na educação e de unidades escolares, está em processo de formatação e que a contratação de auxiliares neste momento ajuda a suprir parte da demanda de profissionais necessários no quadro. “Isso, pelo menos, restaura agora a carga horária de todas as escolas em tempo integral, que, infelizmente, pela lacuna, das aposentadorias e exonerações, teve que ser diminuída. Então, eu já autorizei, nós vamos manter completo este quadro, até que a gestão compartilhada esteja funcionando perfeitamente”, garante o prefeito.

A supervisora de educação Aparecida Gutierrez, 48, está na rede há 16 anos. Responsável por supervisionar sete escolas públicas e sete particulares, ela diz que a boa notícia que o grupo recebeu nesta segunda-feira significa mais atenção para as crianças das creches. “O nosso grupo estava com muita expectativa na reunião de hoje, tanto na questão de ouvir o prefeito, quanto em tirar dúvidas sobre procedimentos que estão ocorrendo desde o início do ano. Esta convocação dos auxiliares de educação é a tentativa de solucionar a questão do tempo de permanência do aluno na escola. Então, esses profissionais serão muito bem recebidos na organização dos trabalhos, tanto na finalização deste ano, quanto para o início do ano que vem”, comemora a supervisora de ensino.

Professores

Outra novidade apresentada pelo prefeito José Crespo aos servidores da Educação beneficia diretamente o trabalho do professor. O projeto, que já foi protocolado na Câmara de Vereadores, prevê que um terço das horas trabalhadas pelos professores seja dedicado a tarefa pedagógica. O professor da rede municipal de ensino, em Sorocaba, vai ganhar a mais por essas horas.

Segundo o secretário de Educação, André J. Gomes, o impacto financeiro para o município é grande. “É um impacto de R$ 17 milhões já para 2019 e a entrada desse projeto de lei que o prefeito enviou para a Câmara responde a uma determinação legal pela adequação da jornada dos professores. Um terço da jornada semanal tem que corresponder ao HTPC (Horário de trabalho pedagógico). O prefeito José Crespo teve uma iniciativa, que vinha sendo empurrada pelas administrações anteriores. Essa é mais uma prova da coragem do prefeito em atender as demandas da nossa rede municipal de ensino. O grande beneficiado é o nosso aluno”, conclui o secretário de Educação.

Ainda segundo o secretário de educação a reposição ocorrerá nas unidades que mais necessitam neste momento segundo o critério da secretaria.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preso por suspeita de financiar mega-ataque em Araçatuba é solto, informa Justiça

Governo Doria prevê distribuir vacina da Janssen por todo o estado

STF derruba carência para autônoma receber salário-maternidade do INSS

Resultados, Realizações e Destaques 2018

Semana Santa beneficia José Crespo e Câmara adia cassação em sete dias

Inep divulga nesta quarta-feira gabaritos oficiais do Enem