26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

CPI dos Livros começa oitivas nesta quarta; primeiro a ser ouvido será Secretário da Educação

Foto: reprodução
Postado em: 16/02/2022

Compartilhe esta notícia:

Está agendada para esta quarta-feira (16) a primeira rodada de oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) – presidida pelo vereador Vinícius Aith (PRTB) – que investiga a compra milionária de livros paradidáticos na antiga administração Municipal.

 

Assista o vídeo da denúncia, feita em janeiro de 2021

 

 

A primeira testemunha a ser ouvida será uma servidora da Prefeitura, às 8h, na sala de reuniões da Câmara. “Para preservar a funcionária, o depoimento não será aberto ao público”, explicou Aith, que também irá arguir o atual secretário da Educação, Márcio Bortolli Carrara, no plenário da Casa de Leis, a partir das 14h, e, às 16h horas, mais um servidor será ouvido reservadamente.

 

Nesta quinta-feira, às 14h, a ex-prefeita Jaqueline Coutinho deverá depor no plenário da Câmara, na posição de investigada, pela aquisição de mais de um milhão de livros paradidáticos infantis – no valor de quase R$ 30 milhões de reais – sem licitação, às vésperas do final do seu mandato, tendo, ao menos um dos títulos, sido considerado inadequado por técnicos da Prefeitura, pelo conteúdo de cunho sexual.

 

O terceiro dia de oitivas será na sexta-feira, 18, com quatro depoimentos de servidores públicos, na sala de reuniões, pela manhã e à tarde; no próximo dia 24,  mais três servidores serão ouvidos no período da tarde e, no dia 25, o atual corregedor do Município Carlos Alberto de Lima Rocco Junior irá prestar esclarecimentos no plenário da Casa de Leis, a partir das 14h.  

 

A CPI, proposta no ano passado, teve seu tempo regimental prorrogado por conta da pandemia; com base no que for apurado durante as oitivas e nos documentos recebidos,  a comissão irá apresentar um relatório final aos demais vereadores em plenário, antes de encaminhar cópia do material aos órgãos competentes, como o Tribunal de Contas,  o Ministério Público e o próprio Executivo.

 

Polêmica com notificação da ex-prefeita 

 

Aith chegou à casa de Jaqueline com quatro GCMs armados e uma viatura da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), até o condomínio em que ela mora para notificá-la da CPI dos Livros. O parlamentar ainda estava acompanhado de seu advogado e um assessor. O caso ocorreu na quinta-feira (10), às 6 horas. Tudo foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do vereador.

 

 

Jaqueline o questionou sobre o ato e depois registrou boletim de ocorrência por abuso de autoridade contra o vereador.

 

Em uma entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, a ex-prefeita disse que o vereador "cometeu uma ação ilegal, imoral e abusiva" e "deu um tiro no pé" com a atitude. 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Funcionários públicos denunciam fim da Patrulha Ambiental

Falso policial que roubou casa de câmbio em Sorocaba é preso; DIG monitorava bandido

Pai mata o filho de 2 anos; corpo foi encontrado numa trilha em Salto

Inadimplência registra queda pelo 10º mês consecutivo em Sorocaba

Prazo para convocação de lista de espera do Fies termina nesta sexta

Câmara aprova projeto para divulgar telefones de autoridades na internet