26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

CPI da Covid adia leitura de relatório final em meio a divergências

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
Postado em: 17/10/2021

Compartilhe esta notícia:

Raquel Lopes, Folhapress

 

A CPI da Covid anunciou neste domingo (17) ter adiado a leitura do relatório final que estava marcada para esta terça-feira (19).

 

De acordo com informações iniciais, a intenção é postergar em cerca de uma semana a data da apresentação do texto do senador Renan Calheiros (MDB-AL), possivelmente para o dia 26.

 

"Tem muita divergência ainda, precisamos discutir. Em relação a indiciamento, tipificação de crime. A ideia é uma semana de vista", afirmou o senador Humberto Costa (PT-PE), integrante da comissão.

 

A decisão foi tomada após reunião neste domingo do G7, o grupo de sete senadores que é majoritário dentre os 11 membros da comissão. Ela partiu do presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM).

 

Segundo pessoas ouvidas pela reportagem, ainda está havendo muitas divergências no G7 em relação ao relatório final, inclusive sobre a inclusão de membros da família Bolsonaro.

 

Alguns senadores discordam da intenção de Renan Calheiros de indiciar o presidente Jair Bolsonaro pelo crime de genocídio contra a população indígena.

 

Outra divergência envolve o nome do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ). Alguns senadores dizem acreditar que não há motivos para indiciá-lo.

 

Além disso, há um descontentamento de senadores com os conteúdos vazados do relatório. Alguns disseram que não estão conseguindo ter acesso ao documento e ficam sabendo das informações pela imprensa.

 

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo na última semana, o relator da CPI da Covid afirmou que seu texto final terá três personagens centrais: o presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e seu braço-direito, o coronel Élcio Franco.

 

Em relação ao chefe do Executivo, a quem Renan chama "mercador da morte", ele afirma que está clara e comprovada a sua participação em crimes e que por isso não há dúvidas de que será responsabilizado. "Nós já temos a especificação de 11 crimes e vários agravantes", disse em entrevista à Folha de S.Paulo.

 

Após mais de cinco meses de trabalhos, o texto preliminar do relatório aponta que Jair Bolsonaro adotou o negacionismo da pandemia não só como discurso retórico, mas como política pública de governo.

 

Em cinco volumes, a minuta do parecer feito por Renan pede o indiciamento de mais de 60 pessoas, entre elas filhos do presidente, ministros de Estado, integrantes e ex-funcionários do Ministério da Saúde e empresários.

 

Além disso, Renan propõe 17 projetos de lei ou mudança na Constituição, que incluem definir crime para punir a disseminação de fake news, hoje inexistente na lei brasileira.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia Civil vai investigar morte de paraquedista em Boituva

Inscrições de processo seletivo para estágio na Prefeitura terminam no dia 31

Maia defende retomada das agendas de reforma no Congresso

Consulta do IPVA agora pode ser feita pelo WhatsApp do Poupatempo

Caso Covaxin expõe contradições entre atos e discurso de Bolsonaro

Agências do INSS não funcionam nesta segunda-feira em todo o Brasil