25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Covid-19: Fiocruz chega a 50 milhões de doses de vacinas entregues

Postado em: 06/06/2021

Compartilhe esta notícia:

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chegou na última sexta-feira (4) a 50,9 milhões de doses de vacinas contra covid-19 entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). A soma foi atingida com a liberação de mais 3,3 milhões de doses do imunizante Oxford/AstraZeneca.

 

As informações são da Agência Brasil.

O número total de entregas inclui 46,9 milhões de doses que foram produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e 4 milhões de vacinas importadas prontas do Instituto Serum, da Índia. No segundo caso, a Fiocruz também negociou o envio das doses e realizou a checagem e rotulagem em português dos frascos recebidos.

 

A fundação anunciou que, a partir da semana que vem, as doses voltarão a ser entregues em duas remessas: na sexta, o estado do Rio de Janeiro receberá sua parcela de doses, e, no sábado, sairá o carregamento para o almoxarifado central do Ministério da Saúde, em São Paulo, de onde as doses são distribuídas para os demais estados e o Distrito Federal. Segundo a Fiocruz, a mudança se deu por um pedido da Coordenação de Logística do Ministério da Saúde.

 

As doses produzidas em Bio-Manguinhos são fabricadas a partir de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado da China, como previu o acordo de encomenda tecnológica assinado com a AstraZeneca no ano passado. O último carregamento recebido pela Fiocruz, em 22 de maio, garante as entregas até o início de julho, quando o total produzido e liberado deve chegar a cerca de 62 milhões de doses.

 

Mais quatro carregamentos de IFA estão previstos para chegar entre junho e julho, garantindo a produção de 100,4 milhões de doses. 

 

A Fiocruz também trabalha para produzir o IFA no Brasil, o que já está garantido com a assinatura do acordo de transferência de tecnologia assinado nesta semana com a AstraZeneca. Já chegaram ao país os primeiros bancos de células e de vírus que permitirão essa produção, e Bio-Manguinhos prevê iniciar neste mês a fabricação dos primeiros lotes de pré-validação e validação. A vacina produzida com IFA nacional, porém, só deve chegar aos postos de vacinação em outubro.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GCM e PM encerram atividades em 13 bares e emitem 75 autos de infração

Ação preventiva da GCM coíbe “pancadão” no Vitória Régia e eventos clandestinos no sábado

Prefeitura inicia 2ª etapa de inscrições para o 8º Mutirão de Empregos Sorocaba

Ônibus do Sistema BRT pode ser pago com carteira digital em Sorocaba

CPI do Acolhimento ao Menor define cronograma de oitivas

Bolsonaro assina MP que reajusta salários de policiais do DF