25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Covid-19 atingiu 1% da população e matou mais de 80 mil brasileiros

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Postado em: 21/07/2020

Compartilhe esta notícia:

FOLHAPRESS

Cinco meses após a primeira morte registrada de Covid-19 no Brasil, o país já acumula mais de 80 mil óbitos durante a pandemia. Nesta segunda-feira (20), foram registradas 721 vítimas da doença e 21.749 infectados.


Mais de 2,1 milhões de pessoas foram diagnosticadas com o vírus, o que representa 1% da população brasileira. Desde março, o país registrou 80.251 mortes de pacientes com Covid-19.


Os dados com o total de infectados e vítimas foram compilados pelo consórcio entre Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo, G1 e UOL, em balanço divulgado às 20h desta segunda. O levantamento é feito com a coleta de dados das secretarias de Saúde dos estados.


A iniciativa do consórcio de veículos de compilar e divulgar os dados sobre Covid-19 é uma resposta a atitudes recentes do governo Jair Bolsonaro, que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins, retirou informações do ar, deixou de divulgar totais de casos e mortes e divulgou informações conflitantes.


Na última semana, o Brasil uma média móvel de mortos com o novo coronavírus de 1.047, menor que a semana anterior, com 1.052, a maior desde o início da pandemira.


A média móvel é um recurso estatístico que busca dar visão mais acurada da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. Ela é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.


Segundo país com mais vítimas na pandemia, o Brasil tem uma taxa de óbitos por habitantes mais baixa que a de outras nações. São 37 mortos por 100 mil habitantes.


Os Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de óbitos, e o Reino Unido, terceiro no ranking, têm 42 e 67 mortos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.


A comparação com os outros países é feita levando em consideração os dados consolidados pela Universidade Johns Hopkins, dos EUA. Até esta segunda, a instituição contabilizava mais de 14 milhões de casos do novo coronavírus em todo mundo e 607 mil mortes.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro: auxílio deve voltar em março, com parcelas de R$ 250

Sorocaba aplica 2ª dose da AstraZeneca em idosos de 64 anos completos ou mais nesta quarta

Prefeitura de Sorocaba abre inscrições para curso gratuito de desenvolvimento de aplicativos

Vereador pedirá arquivamento sobre projeto que retomaria provas equestres

Bolsonaro pede sugestões a líderes partidários para financiar Renda Cidadã

"Não há previsão de adiarmos o Enem", diz presidente do Inep