26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Coronavírus: casos suspeitos vão a 28 e Prefeitura de Sorocaba age para evitar transmissão

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 16/03/2020

Compartilhe esta notícia:

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (sem partido), determinou ações para os próximos 30 dias, como a suspensão de eventos, aulas, além de outras recomendações, para evitar a possível transmissão do vírus SARS-CoV-19 e a doença por ele causada, denominada COVID-19.

 

Após decretar estado de emergência na última sexta-feira (13) e verificar o aumento de 23 para 28 casos suspeitos (sete descartados) nesta segunda-feira (16), a prefeita tomou a iniciativa de adotar novas medidas emergenciais para a cidade.

 

“Quero que Sorocaba siga o exemplo de prudência e cautela como do Japão, Coreia e Singapura. Não podemos simplesmente esperar que se confirme o primeiro caso, o vírus já está circulando em nosso Estado e precisamos nos antecipar”, ressaltou a prefeita.

 

MEDIDAS ADOTADAS PELO MUNICÍPIO PARA OS PRÓXIMOS 30 DIAS


ESCOLAS MUNICIPAIS: Esta semana haverá aulas e orientações para que os pais se programem para, a partir da próxima segunda-feira (23) não mandarem mais seus filhos para escolas e creches.

 

TRANSPORTE PÚBLICO: Atendentes de bilheterias, além da orientação para higienizar com água e sabão constantemente as mãos, terão álcool gel à disposição. Motoristas e agentes das empresas concessionárias também já estão adotando medidas preventivas.


SERVIÇOS DA SAÚDE
E DE SEGURANÇA URBANA: Suspensão, até dia 15 de maio, das férias e licenças-prêmio dos profissionais que atuam nas áreas da Saúde e da Segurança Urbana do município.


SUSPENSÃO DE EVENTOS CULTURAIS E ESPORTIVOS
: Estão suspensas, por tempo indeterminado, atividades culturais e esportivas que envolvam público, tipo Cruzeirão, Varzeano, Feira da Barganha, Feirão do Carro, Paixão de Cristo, Casamento Comunitário, etc.


SUSPENSÃO DE ALVARÁS:
Está suspensa, por tempo indeterminado, a emissão de todos os alvarás para eventos no município.


ESPAÇOS PÚBLICOS:
Haverá, a partir de amanhã, o fechamento de espaços públicos bibliotecas, zoológico, teatro, museus, parques fechados (Chico Mendes, Água Vermelha, Biquinha, Biodiversidade e Jardim Botânico), Centros Esportivos, Chácara e Clube do Idoso e outros locais de interação social.


SUSPENSÃO DE CURSOS:
Estão suspensos os cursos oferecidos pela Uniten, Parque Tecnológico, Escola de Gestão, e as visitas monitoradas no SAAE e na Urbes, etc.

 

EVENTOS A CEU ABERTO: Esses eventos também serão cancelados.


EVENTOS DE CUNHO RELIGIOSO:
Será feita recomendação para que as lideranças de todas as denominações de caráter religioso adotem as medidas necessárias de segurança neste momento de preocupação coletiva.


FEIRAS-LIVRES E MERCADOS:
Estarão liberadas. Os mercados Municipal e Distrital deverão funcionar normalmente.


EQUIPAMENTOS PÚBLICOS:
CRAS, CREAS, CEREM e Centro de Referência do Idoso terão atendimento mantido, mas as atividades coletivas estão suspensas temporariamente.


MÁSCARAS PARA ATENDIMENTO:
Serão disponibilizadas conforme a necessidade aos servidores, prioritariamente àqueles que atuam no atendimento ao público.


PAT:
Atendimento digital está mantido e o presencial será reprogramado e montado de forma escalonada.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Banco Central corta Selic pela 9ª vez e taxa cai para 2% – a menor da história

Falsa corretora de aluguel de imóveis é presa em Sorocaba

Inep divulga nesta quarta-feira gabaritos oficiais do Enem

Casos da Covid-19 sobem para 26.185 em Sorocaba

Traficante é flagrado e preso pela GCM enquanto vendia drogas para usuário

UBS’s de Sorocaba oferecem dose plena de vacinação contra febre amarela