24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Contagiados com variante britânica da covid-19 não transmitem mais doença, diz prefeitura

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 16/02/2021

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba registra dois casos de contagiados com a variante britânica da covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria do Estado da Saúde. A prefeitura informou que apesar de, até o momento, não ter a confirmação oficial do Estado sobre os dois casos, trata-se de dois registros antigos que já eram monitorados pela Vigilância Epidemiológica Municipal desde o dia 29 de dezembro. 


A variante afetou um casal, que ficou totalmente isolado para recuperação. Ambos os contagiados não transmitem mais a doença, informou a Secretaria Municipal de Saúde, que trata o caso como suspeita até receber a confirmação oficial dos resultados pelo Governo do Estado.  Apesar de questionado pelo Ipa Online, o Estado não respondeu quando houve a detecção da variante britânica no município.


Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, "a confirmação de novas variantes ocorre por meio de sequenciamento genético, além da investigação epidemiológica dos casos, como históricos de viagens e contatos. Até o momento, não há comprovações científicas de que sejam variantes mais transmissíveis ou provoquem quadros mais graves, nem evidências referentes à capacidade de resposta imune das vacinas disponíveis. Pesquisadores em todo o mundo estudam o comportamento da pandemia e as mutações do vírus (SARS-CoV-2)".

 
As mesmas medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: uso de máscara, que é obrigatório em SP; higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); distanciamento social; e a vacinação contra COVID-19, respeitando-se o cronograma e os públicos-alvo vigentes, conforme estabelecido pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) e pelo PEI (Plano Estadual de Imunização) do Governo de São Paulo.

Neste ano, 7 casos dessa cepa britânica foram identificados no estado de São Paulo, sendo 5 na capital paulista e os outros dois em Sorocaba.


Também no estado foram registrados 25 casos da variante do novo coronavírus que surgiu em Manaus, sendo 9 na capital, 3 em Jaú, 1 em Águas de Lindóia e 12 em Araraquara, esta última cidade, que já estava na fase vermelha, decretou lockdown após a confirmação da cepa. 
 

Não há informação de nenhum contagiado com alguma dessas cepas internado em estado grave. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rodízio de veículos volta nesta segunda para placas 1 e 2

Receita abre consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2021

Ministros do Supremo Tribunal Federal decidem manter Lula preso em Curitiba

Prouni: prazo para comprovar dados termina nesta terça-feira

Produtora afasta DJ Ivis após vídeos que mostram agressões contra a ex-mulher

Covid-19: mortes somam 359 e infectados são 9 mil no Brasil