19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Consulta pública on-line quer saber o que a população espera da arborização urbana em Sorocaba

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 20/07/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), dá início nesta segunda-feira (20) a uma consulta pública on-line para descobrir os anseios da população a respeito da arborização urbana. Qualquer cidadão pode contribuir respondendo um questionário disponível no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. O prazo termina no dia 14 de agosto.

 

A ação de gestão participativa visa diagnosticar em aspectos gerais as percepções e interesses da população quanto à arborização urbana em nossa cidade. “Querermos descobrir qual a opinião dos sorocabanos sobre essa temática e, com base nas respostas, vamos planejar as ações de educação ambiental contempladas no Plano Municipal de Arborização Urbana (2009 – 2020), que está passando por revisão”, explica o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

 

O Plano de Arborização Urbana de Sorocaba vem guiando nos últimos 12 anos o trabalho da Secretaria do Meio Ambiente, com políticas públicas de arborização em áreas verdes, parques, vias e prédios municipais. “Um dado relevante é que houve um aumento significativo da arborização urbana nesses últimos 12 anos. Mas queremos avançar ainda mais e contamos com a ajuda da população para desenvolvermos um trabalho educativo ainda mais efetivo para sensibilizar as pessoas da importância de se ter uma cidade arborizada”, enfatiza o secretário.

 

De acordo com o plano, a meta era de alcançar 20% da área urbana com projeção de copa arbórea. Em 2012, o índice da cidade era de 16,35%. Neste momento, conforme levantamento realizado, o município conta hoje com 25,69% da projeção de copa em meio urbano. “Ou seja, ultrapassamos a meta estabelecida e isso é graças ao trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos”, completa Maurício Tavares da Mota.

 

A presença da arborização urbana tem comprovada eficiência para a estabilidade microclimática, redução da insolação direta e redução da velocidade dos ventos, além da melhoria das condições para a biodiversidade, redução de ruído, entre outros, desempenhando assim um importante papel na melhoria da condição ambiental das cidades e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida da população.

 

Entre as perguntas elaboradas pela equipe de Educação Ambiental, com apoio dos técnicos da Sema, para o questionário da consulta pública estão: se existe algum motivo que impeça o cidadão de ter uma árvore plantada na calçada em frente à sua residência; quais os benefícios da arborização urbana para a cidade; e qual bairro sugere para ações de plantio de árvores.

 

O atual Plano Municipal de Arborização Urbana pode ser conferido no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/gestaoambiental/plano-de-arborizacao-urbana-de-sorocaba/.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2° Mutirão de Empregos Sorocaba disponibiliza mais 1 mil vagas de agendamento para candidatos

Impedido de ir a pé, homem usa retroescavadeira para ser vacinado no interior de SP

Maia diz que foi grosseiro com Guedes e pede soluções dentro do teto

Bolsonaro indica novo líder do governo no Senado após 6 meses de impasse

Roubo a comércio termina com dois feridos e três criminosos presos na Zona Norte de Sorocaba

Caixa paga Auxílio Brasil e vale-gás a partir desta terça