20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Construção do segundo terminal de ônibus da Zona Norte é iniciada

Foto: divulgação
Postado em: 19/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Além do Terminal Vitória Régia, a zona norte da cidade ganhará mais um novo terminal, o São Bento. As obras do Terminal São Bento foram iniciadas e no local já é possível ver os serviços de terraplanagem e fundação das estruturas.  Localizado na Rua Comendador Genésio Rodrigues, este é o segundo terminal dos três previstos (São Bento, Vitória Régia e Vila Nova Manchester) no sistema BRT (Bus Rapid Transit).

 

O Terminal São Bento seguirá os mesmos padrões de infraestrutura e funcionalidades da unidade Vitória Régia que está em fase de conclusão. A composição prevê plataformas de embarque/desembarque, cobertura de estrutura metálica com placas de energia solar, reutilização de água da chuva para jardinagem e limpeza, piso de concreto que possui maior durabilidade e um prédio administrativo que concentrará a operação do fluxo de veículos e usuários do transporte.

 

De acordo com Luiz Alexandre Massariol, Diretor da Concessionária BRT Sorocaba, as obras estão sendo intensificadas em diferentes pontos da cidade e a zona norte é o local com maior volume de ações. "Com o cartão de integração e pagando uma única tarifa, os passageiros poderão usufruir de um transporte moderno, mais rápido e seguro. Enquanto esperam o ônibus chegar, todos terão a tranquilidade de um ambiente monitorado por câmeras, com a presença de profissionais para esclarecimento de dúvidas, banheiros, internet gratuita e carregadores de energia para equipamentos eletrônicos. Um transporte de qualidade e acessível para a população", destaca.

 

Outro aspecto importante do projeto é a inclusão social. Para pessoas com necessidades especiais, os deslocamentos serão facilitados por meio de rampas de acesso para entrada e saída, piso com indicação podotátil (direcional e de alerta), embarque em nível com os veículos e ônibus com espaço reservado.

 

O intermodal integrará os itinerários do Corredor BRT Ipanema e das demais linhas que circulam nos bairros da zona norte. Com a nova dinâmica do sistema de transporte de Sorocaba, o passageiro ampliará sua mobilidade ao chegar no terminal e terá mais agilidade nos deslocamentos para outras regiões. 

  

 

Projeto BRT Sorocaba

 

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais.  Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

 

Sobre .::. Concessionária BRT Sorocaba

 

De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

 

Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 500 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras, divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro sobrevoa cidades atingidas por chuvas em MG e anuncia R$ 1 bi para o Sudeste

MP processa ex-presidente da Câmara de Iperó por suposta irregularidade

GCM atende ocorrência de furto e detém suspeitos de tráfico de drogas na ZN

Aeroporto Catarina será inaugurado nesta segunda-feira, com presença do governador João Dória

Mãe aciona ‘botão do pânico’ para o filho em Sorocaba

Votação de relatório que pode cassar Crespo deve ocorrer no dia 2 de agosto