25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Conselho Tutelar, com o apoio da GCM, acolhe crianças em situação de maus-trato

Postado em: 25/04/2021

Compartilhe esta notícia:

O Conselho Tutelar, em parceria com a Secretaria da Cidadania (Secid) e com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, promoveu, neste sábado (24), o acolhimento de crianças que sofriam maus-tratos por parte da mãe, no bairro Mineirão.

 

A mãe, que sofre com problemas de alcoolismo, teve um surto na madruga de sábado e o Conselho Tutelar conseguiu acolher, logo pela manhã, três de seus seis filhos, com 9, 7 e 4 anos de idade.

 

No entanto, a mãe conseguiu fugir com os outros filhos de 11 e 2 anos de idade, além de um bebê de 2 meses. O Conselho Tutelar, com apoio da GCM, conseguiu encontrar a mãe e encaminhou as outras três crianças para o mesmo local dos três primeiros irmãos.

 

O Conselho Tutelar realizará, nesta semana, uma reunião com parentes, que são denominados como família extensa pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para decidir quem ficará momentaneamente responsável pelas crianças.

 

Em último caso, se não houver acordo com a família extensa, o Conselho Tutelar aciona o Ministério Público, para encaminhar as crianças ao acolhimento institucional.

 

Em caso de maus-tratos ou abandono de crianças e adolescentes, os munícipes também podem contribuir com o trabalho dos órgãos responsáveis e das autoridades competentes, fazendo denúncias pelo telefone: (15) 3235-1212, das 8h às 17h, ou pelo 153, depois do horário comercial.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia Civil investiga caso de bebê recém-nascido encontrado morto às margens de rio em Piedade

Ex-ministro da Saúde alerta para perigo de agrotóxicos na água de Sorocaba

Pais ou responsáveis podem solicitar o CPF de crianças no Poupatempo

Crespo divulga nota para justificar viagem ao Uruguai durante atestado médico

Aposentadorias do INSS mudam em 2023; veja as novas regras

Roda de micro-ônibus se solta e pneu ‘atropela’ idoso na avenida Ipanema