Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Confira o calendário misto de vacinação nesta semana contra Covid-19, gripe e sarampo

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 06/06/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), informa o calendário misto de vacinação desta semana (6/6 a 10/6), que imunizará contra Covid-19, gripe (Influenza) e sarampo, nas 33 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, das 9h às 15h.

 

As vacinas contra a gripe e o sarampo serão aplicadas na segunda (6/6), quarta (8/6) e sexta-feira (10/6). Já, as vacinas contra a Covid-19 serão disponibilizadas na terça (7/6) e quinta-feira (9/6).

 

Covid-19

 

A vacinação contra Covid-19 para crianças (a partir dos cinco anos), adolescentes e adultos seguirá nas 33 UBSs, na terça (7/6) e na quinta-feira (9/6). De acordo com determinação do Governo do Estado, idosos com 60 anos ou mais com alto grau de imunossupressão poderão tomar a 5ª dose. Ainda, conforme o Ministério da Saúde, poderá tomar a 4ª dose a população a partir de 50 anos e profissionais da Saúde.

 

Aqueles que precisam tomar qualquer dose da vacina podem comparecer no dia da semana indicado para tanto, conforme calendário, para se imunizar. Adultos e adolescentes necessitam apresentar RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso do idoso com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar laudo médico (veja a relação de alto grau de imunossupressão definida pelo Governo do Estado de São Paulo).

 

No caso das crianças, no ato da imunização, precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança.


Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar também um comprovante da condição de risco delas (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS).

 

Para adiantar em até 90% o tempo de atendimento na hora da imunização da criança contra Covid-19, os pais ou responsáveis podem acessar o site: vacinaja.sp.gov.br e efetuar o pré-cadastro. A iniciativa tem como objetivo evitar aglomerações. Quem não conseguir realizar o pré-cadastro da criança, o mesmo poderá ser feito presencialmente na UBS.

 

Gripe (Influenza)

 

A vacinação contra gripe será feita de forma escalonada, para atender todos os públicos com tranquilidade e sem aglomerações. Na próxima semana, na segunda (6/6), quarta (8/6) e sexta-feira (10/6), seguirão sendo imunizados, de acordo com determinação do Governo do Estado, idosos com 60 anos ou mais; profissionais da Saúde; crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; população indígena; comunidades tradicionais quilombolas; professores, demais profissionais da Educação e equipe escolar (merendeiras, auxiliares de educação, administrativos, inspetor de alunos, auxiliar de limpeza, entre outros); caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades (veja a relação de comorbidades definida pelo Ministério da Saúde).

 

Sarampo

 

A vacinação contra o sarampo será aplicada em crianças com idade a partir dos seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias e profissionais da Saúde, na segunda (6/6), quarta (8/6) e sexta-feira (10/6). Os pais ou responsáveis são fundamentais nesse processo e devem comparecer aos serviços de vacinação junto com seus filhos, levando a Carteira de Vacinação da criança para avaliação e registro. A vacina tríplice viral, aplicada nesta campanha, também protege contra rubéola e caxumba, além do sarampo.


No ato da vacinação, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e da Carteira de Vacinação da pessoa a ser vacinada. No caso dos profissionais da Saúde e da Educação, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional também é preciso apresentar comprovante de vínculo empregatício. Já, as pessoas com deficiência precisam igualmente apresentar laudo ou relatório médico.

 

Arrecadação de alimentos

 

Haverá, em todas as UBSs participantes da campanha de vacinação, arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). Esses itens serão distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. A doação é voluntária e aberta a todos que desejarem e puderem contribuir.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

‘Operação Tapa-buraco’ acontece em vários pontos de Sorocaba

Não satisfeito em destruir o ambiente, resolveu destruir o governo, diz Maia sobre Salles

Prefeitura instala dispositivo delimitador de altura de caminhões na Av. General Osório

Queiroz depõe e diz que suposto vazamento da PF não chegou até ele

Saae retoma 4ª feira atendimento presencial ao público

Crespo muda novamente o comando da Secretaria de Cultura em um mês