25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Confira a programação completa do Retoma SP Sorocaba

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 12/11/2021

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba receberá, nesta sexta-feira (12), das 9h às 16h, dois megaeventos simultâneos do Retoma SP. No Parque Tecnológico (PTS), a ação será promovida pela InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos do Estado de São Paulo) e pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur). Será um encontro voltado a empresários, comerciantes, investidores, gestores públicos e universitários. Já, na Uniten (Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios), será realizado o mutirão de serviços gratuitos do Retoma SP, para microempresários, estudantes e cidadãos afetados pela pandemia da Covid-19.

 

O encontro no PTS tem como objetivo estimular a retomada da economia paulista, fomentando investimentos, além de abordar informações a respeito de linhas de crédito, qualificação profissional, mercado internacional, inovação e tecnologia, temas que serão discutidos por especialistas. Por sua vez, o evento na Uniten trará oportunidades de capacitação, entrevistas para vagas de emprego, inscrições para cursos profissionalizantes e de qualificação com bolsa-auxílio, entre muitos outros.

 


Parque Tecnológico de Sorocaba – PTS

 

No período da manhã, às 9h, conduzem a abertura do evento o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga; o vice-Governador do Estado de SP, Rodrigo Garcia; a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira, e o presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara.

 

Na sequência, às 10h30, o economista e um dos mais importantes palestrantes mundiais do Speaker’s Corner, Ricardo Amorim, fará uma palestra com o tema “A Retomada e a Efervescência da Inovação”.

 

À tarde, está programada, às 14h, a palestra do Sebrae “Inovação: Impulsionando SP como hub global”, com Helmo Euripedes Basso de Oliveira. Ele vai falar sobre a sustentabilidade das incubadoras e parques tecnológicos, promovendo polos estaduais de tecnologia e ecossistemas locais de startups.

 

Em seguida, o diretor do IPT Open Experience, Alessandro Rizzato, ministrará uma palestra sobre “IPT Open Experience”, o maior distrito de inovação da América Latina, que vai reunir empresas, startups, investidores, governo, instituições de pesquisas e universidades.

 

Às 15h, o deputado federal Vitor Lippi falará sobre o Centro de Excelência em Tecnológica 4.0, o primeiro HUB de tecnologia 4.0 do Brasil, que une empresas, governo, ICTs, entidades de sociedade civil, universidades e instituições de fomento.


Por fim, a palestrante Natalia Muto falará, às 15h30, sobre Negócios do Futuro, com a InvestSP apresentando suas iniciativas para apoiar o ecossistema de inovação para startups e gestores públicos.

 

A participação no Retoma SP Sorocaba no PTS é gratuita e as vagas são limitadas. Para realizar a inscrição, acesse: bit.ly/retomaspsorocaba.

 

Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios – Uniten

 

Pela primeira vez realizada na região, a iniciativa contará com diversos estandes que serão montados na Uniten para atender microempresários, cidadãos afetados pela pandemia da Covid-19 e estudantes, que poderão ter acesso a vários serviços, como: orientação e encaminhamento para vagas de emprego; cursos de qualificação com bolsa-auxílio de R$ 210; solicitação de documentos pelo Poupatempo; empregos para pessoas com deficiência, entre muitos outros; além da assinatura do convênio do Banco do Povo.

 

Ainda, serão disponibilizados vários cursos pela plataforma Via Rápida: Informática Básica; Corte e Costura; Manicure e Pedicure; Panificação; Confeitaria; Barbeiro; Metrologia Básica; Assistente de Cabeleireiro; Recepção e Atendimento e Assistente de Recursos Humanos. Já, pela Uniten, as inscrições no local serão para os cursos de: Técnico de Manutenção de Celular; Meu Primeiro Emprego; Auxiliar de Mecânico de Motos; Inspetor de Qualidade; Operador de Empilhadeira; Eletricista Residencial; Departamento Pessoal; Almoxarife e Segurança do Trabalho. Também estará disponível a unidade móvel da Via Rápida, com cursos rápidos.

 

Haverá, também, curso de Fundamentos de Solda da Balmer em dois momentos, na sala 13: das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30. Na sala 16, serão formadas três turmas para o Curso Makita: das 9h às 10; das 10h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30. As salas 12 e 14 serão para cadastro a vagas de empregos e as salas 11, 24 e 26, para entrevistas com agências de empregos.

 

Na sala 21, será disponibilizado corte de cabelo gratuito, com a Pró Hair. Já, na sala 22, serão feitas palestras pelo Sebrae, sobre os seguintes temas: às 9h, “Empreendedorismo como opção de carreira”; às 10h, “Como abrir uma empresa/formalização”; às 11h, será tratado sobre “Linha de Crédito”; às 12h, “Direitos e Deveres do MEI”; às 13h, “Inteligência emocional para mulheres” (Sebrae Delas); às 15h, “Canvas” (plataforma de design gráfico) e, às 16h, “Comece certo nas redes sociais”.

 

Para participar de qualquer uma das atividades do RetomaSP Sorocaba na Uniten, não é necessária inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3316-1636.


Serviço:

 

RetomaSP Sorocaba no PTS

 

Data: 12 de novembro (sexta-feira)

Horário: 9h às 16h

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba

Inscrições: bit.ly/retomaspsorocaba

Gratuito e vagas limitadas


RetomaSP Sorocaba Uniten

 

Data: 12 de novembro de 2021 (sexta-feira)

Horário: 9h às 16h

Local: Uniten – Avenida General Osório, 1.840, Vila Carvalho, Sorocaba/SP

Entrada aberta e gratuita (não é necessária inscrição prévia)

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No que depender de mim, haverá Copa América, diz Bolsonaro

Ex-ministro de Lula, ex-deputado e empresários são alvos de nova fase da Lava Jato

Motociatas de Bolsonaro já custaram quase R$ 3 milhões aos cofres públicos

Bandido esfaqueia motorista de app durante tentativa de roubo

Michelle diz que, como "mulher traída", foi a última a saber de joias da Arábia

Eleições e Finados, vida e morte a serem celebradas em Sorocaba e no Brasil - veja a coluna de Vanderlei Testa