25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Concurso da Educação vai reunir quase 12 mil candidatos a PEB I neste domingo

Arquivo
Postado em: 08/10/2020

Compartilhe esta notícia:

A Fundação Vunesp dará continuidade neste domingo (11) ao cronograma dos concursos públicos da Prefeitura de Sorocaba para o preenchimento de 103 vagas de magistério e de suportes pedagógico e administrativo na Secretaria da Educação (Sedu). Às 12h, começam os procedimentos para aplicação das provas objetivas aos 11.802 candidatos aos cargos de Professor de Educação Básica I (PEB I), que irão atuar na Educação Infantil e Ensino Fundamental (do 1.º ao 5.º ano).

Os candidatos foram distribuídos entre 51 unidades escolares, observando-se as medidas de distanciamento e procedimentos sanitários obrigatórios em prevenção à Covid-19. Os critérios respeitaram o limite de 30% da capacidade total das salas de aula, implicando assim no distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras a serem usadas na aplicação das provas.

A convocação dos inscritos observou horários em intervalos, a fim de evitar aglomeração nas entradas dos portões e nos pátios. Por esta razão, os participantes devem se atentar ao horário estabelecido para a apresentação e, após a identificação junto aos fiscais, dirigirem-se diretamente às respectivas salas.

Conforme editais publicados no Jornal Município de Sorocaba, no último dia 24 de setembro, e disponíveis no site vunesp.com.br, cada candidato deverá levar os seguintes itens de uso pessoal exclusivo: máscaras de proteção respiratória (inclusive, para troca); álcool em gel 70%; garrafa ou utensílio para acondicionamento de água; documento de identificação oficial com foto; e caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta.

Orientações principais

A Secretaria de Recursos Humanos (Serh) publicou a convocação no Jornal Município de Sorocaba do último dia 24 de setembro, também acessível pelo site vunesp.com.br (no menu “Área do Candidato”). Os participantes devem identificar, com a maior antecedência possível, suas respectivas informações: nome; unidade escolar; bloco; sala de aula; horário de comparecimento e data de realização da prova.

Para aumentar a segurança do público, a convocação observou intervalos para a entrada nas escolas; um grupo terá acesso liberado às 12h e outro às 12h30, com o fechamento dos portões, impreterivelmente, às 13h. A duração máxima da aplicação da prova é de 3 horas e 30 minutos e o tempo mínimo para permanência do participante em sala de aula é de 60 minutos após o início.

Gabarito e recursos

A Vunesp e a Prefeitura publicarão o gabarito da prova objetiva para o cargo de PEB II na próxima quarta-feira (14) e o prazo para interposição de recurso ocorrerá na quinta e sexta-feira (15 e 16), diretamente no site vunesp.com.br (no menu “Área do Candidato” e acesso ao link “Recursos”).

As demais provas estão programadas para os dias: 18 de outubro (Supervisor de Ensino e Vice-Diretor de Escola); 25 de outubro (Diretor de Escola) e 1 de novembro (Orientador Pedagógico); 8 de novembro (Auxiliar de Educação) e 6 de dezembro (Inspetor de Alunos e Secretário de Escola).

As publicações oficiais dos concursos e mais informações estão disponíveis pelo site vunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3874-6300 – com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados com o calor

Com o aumento da temperatura, podendo ultrapassar os 40ºC, a médica da Secretaria da Saúde (SES), Tatchia Garcia, ressalta a importância e o cuidado com a hidratação, já que a perda de liquido e sais minerais são maiores no calor.

Segundo a médica, a mais fácil e eficaz maneira de garantir uma boa hidratação é a ingestão de água. Além disso, o consumo de frutas, que são alimentos de fácil digestão, cumpre muito bem o mesmo papel.

Antes de realizar uma prova onde os fatores emocionais e de ambiente estão exacerbados, é fundamental garantir uma dieta mais leve para se evitar problemas digestivos ou outros tipos de mal-estar. Uma forma de contornar essa situação é consumir alimentos como saladas, legumes e carnes magras. Cuidado com alimentos que possuem altas calorias e de difícil digestão.

Durante a prova, se necessário, consuma barras de cereais que têm uma quantidade de açúcar que pode ajudar na fome sem interferir ainda mais na temperatura corporal. Pequenas doses de carboidratos também são bem vindas e a água de coco ou isotônico podem oferecer melhor sensação de refrescância.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Santa Casa realiza curso online e gratuito para gestantes no dia 10 de maio

Doria se diz chocado com agressões, recua e promete revisar protocolo da PM

Público chega animado para acompanhar a posse de Jair Bolsonaro em Brasília

Veja as dicas para um carnaval saudável e seguro

Traficante passa mal durante prisão em Operação Pancadão na Zona Norte

Filhote de lobo-guará nascida no zoo de Sorocaba completará dois meses de vida em agosto