23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

‘Como indivíduo, eu reconheço’, diz Mourão sobre vitória de Biden

Jovem Pan News
Postado em: 13/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira, 13, que “como indivíduo” reconhece a vitória de Joe Biden nas eleições americanas. Também acrescentou que acredita que a vitória do democrata está “cada vez mais irreversível”. No último sábado, o Biden atingiu o número mínimo de 270 representantes necessários para levar o Colégio Eleitoral.  A eleição de Joe Biden foi confirmada após o triunfo no Estado da Pensilvânia, que deu ao democrata 273 delegados eleitorais. A apuração dos votos ainda está em andamento, mas Biden já soma 290 delegados, enquanto Donald Trump tem 217. Apesar dos números, o presidente Jair Bolsonaro se recusa a comentar os resultados e parabenizar o democrata pela vitória. Bolsonaro é um dos únicos líderes mundiais a se manter em silêncio. A China reconheceu oficialmente os resultados das eleições dos EUA projetados pela imprensa americana nesta sexta-feira, quase uma semana após Biden ter declarado vitória.

A declaração do vice-presidente foi dada durante entrevista à Rádio Gaúcha. “Como indivíduo, eu reconheço [a vitória de Biden], mas não respondo pelo governo. Como indivíduo, eu julgo que a vitória do Joe Biden está cada vez mais irreversível”, declarou Mourão. A ênfase no “como indivíduo” se dá após o presidente Bolsonaro se desentender com o o vice. Mourão afirmou que Bolsonaro comentaria sobre o resultado da eleição dos Estados Unidos na “hora certa”. O presidente não gostou da declaração do vice e respondeu em entrevista à CNN Brasil na segunda-feira, 9, que nem ao menos tem conversado com Mourão. “O que ele falou sobre os Estados Unidos é opinião dele. Eu nunca conversei com o Mourão sobre assuntos dos Estados Unidos, como não tenho falado sobre qualquer outro assunto com ele”. O atrito entre os dois continuou durante a semana.

Em evento público na terça-feira, 10, o presidente criticou de forma indireta o presidente eleito, Joe Biden. “Assistimos há pouco um grande candidato a chefia de estado dizer que se eu não apagar o fogo na Amazônia, ele levanta barreiras comerciais contra o Brasil. E como nós podemos fazer frente a tudo isso? Quando acaba a saliva, tem que ter pólvora”, afirmou. A fala, que repercutiu internacionalmente, foi amenizada pelo vice-presidente Hamilton Mourão, que afirmou que Bolsonaro estava usando um “aforismo antigo” na sua colocação. Na quinta-feira, 12, o presidente disse quem que levantar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) sobre a expropriação terras de proprietários que cometessem crimes ambientais será demitido do governo. A proposta é do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNLA), órgão comandado pelo vice-presidente Hamilton Mourão.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia Militar flagra criminoso tentando furtar carro com chave de fenda no Jardim Santa Rosália

Sorocaba registra 264 novos casos de dengue em apenas dois dias

Programa do Parque Tecnológico de Sorocaba para conectar empresários tem inscrição até sexta

Putin anunciou ataque à Ucrânia enquanto ONU debatia a crise

Russomanno é amigo de velha data e estou pronto para ajudá-lo, diz Bolsonaro

Crespo: retorno das unidades do Sabe Tudo trará “mais segurança” à comunidade