18 de Janeiro de 2025
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Comissão de Emergência Climática da Prefeitura de Sorocaba avalia estratégias do plano de ação no combate às queimadas

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 16/09/2024

Compartilhe esta notícia:

A Comissão de Emergência Climática, formada por representantes de secretarias municipais da Prefeitura de Sorocaba e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), reuniu-se, na tarde desta sexta-feira (13), no sexto andar do Paço Municipal, para avaliar todas as estratégias já definidas na primeira reunião do grupo, ocorrida na quinta-feira (12), visando o combate às queimadas na cidade, e dar continuidade neste importante trabalho integrado.
 
 
Coordenada pela Secretaria de Governo (Segov), a Comissão foi criada, na última quarta-feira (11), com a publicação do Decreto Municipal nº 29.345/2024, que declarou situação de emergência no Município de Sorocaba em decorrência do elevado número de incêndios registrados nos últimos dias.
 
 
O grupo é responsável por formular e executar um conjunto integrado de ações estratégicas e operacionais para enfrentamento do atual cenário de queimadas e a proteção do meio ambiente e da população, com foco na coordenação intersetorial e na otimização de recursos.
 
 
Durante o encontro desta sexta-feira, conduzido pela Segov, foram lidas as responsabilidades de cada secretaria municipal e autarquia, avaliado cada item e reforçada a necessidade de realizar o trabalho de forma integrada, para mitigar os impactos das queimadas e proteger a saúde da população e o meio ambiente.
 
 
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), por exemplo, disponibilizou, na tarde desta sexta-feira (13), caminhões-pipa para amenizar os efeitos da estiagem e das queimadas que têm atingido o município. Os veículos estão irrigando áreas verdes, floreiras e canteiros centrais de avenidas, em diferentes pontos, além molhar ruas e estradas de terra para diminuir a poeira gerada pela tráfego de veículos, pois o ar está seco, minimizando os impactos negativos na saúde da população que vive em área rural.
 
 
Outra estratégia implantada pela Secretaria de Comunicação (Secom), nesta sexta-feira (13), foi a criação de um novo canal de denúncias para o trabalho de fiscalização contra queimadas no município. Toda pessoa pode, a partir de agora, comunicar um foco de incêndio na cidade pelo WhatsApp: (15) 99198-3049, diretamente à Defesa Civil de Sorocaba, informando endereço exato do local, além de enviar foto e/ou vídeo. Ao presenciar uma queimada, o cidadão também deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros), que atuará no combate ao fogo.
 
 
A Comissão de Emergência Climática é formada pela Secretaria de Governo, Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), Gabinete Central (SGC), Secretaria de Comunicação, Secretaria de Relações Institucionais (Serim) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Uma nova reunião do grupo está agendada para a próxima semana, na qual os representantes de cada secretaria vão apresentar relatório com todas as medidas implementadas.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deputado Olim vem a Sorocaba e entrega emenda de R$ 400 mil para a Santa Casa

14ª Parada LGBT acontece durante este domingo no Centro de Sorocaba; veja as atrações

Fundec divulga edital para cursos de música e teatro

Prefeitura anuncia revitalização de ciclovias a partir da primeira semana de abril

Brasil recebe lote de vacinas da Pfizer pelo consórcio Covax Facility

7.050 idosos de 72 anos ou mais foram vacinados no sábado em Sorocaba