01 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Comissão da Câmara autoriza estados a legislarem sobre armas

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 21/12/2023

Compartilhe esta notícia:

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20) um projeto de lei complementar que passa aos estados e ao Distrito Federal a competência para legislarem sobre posse e porte de armas de fogo usadas em defesa pessoal, práticas desportivas e controle de espécies exóticas invasoras.Atualmente, a Polícia Federal é a responsável por conceder posse e porte de armas de fogo no país.

 

As informações são da Agência Brasil. 

 

Pelo texto, o porte e a posse valerão somente no território do estado e poderão ser concedidos apenas a quem comprovar residência no local. O estado terá de instituir sistema de controle de armas, ligado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça, que controla e monitora os armamentos em poder da população.

 

De acordo com autora da proposta, deputada Caroline de Toni (PL-SC), a Constituição permite que algumas competências exclusivas da União sejam delegadas a estados e que as regras sobre armas devem considerar as peculiaridades regionais. O relator, deputado Junio Amaral (PL-MG), defende que “as realidades distintas nos vários estados demandam análises específicas”.

 

A proposta ainda passará por análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo plenário da Câmara dos Deputados. Na última segunda-feira (18), a Advocacia-Geral da União (AGU)  com dez ações no Supremo Tribunal Federal (STF) contra leis estaduais e municipais que tratam do acesso a armas de fogo.

 

Nas ações, a AGU argumenta que a competência para legislar sobre o tema é da União e que as normas locais estabelecem critérios “que ampliam indevidamente o acesso a armas de fogo”, sem ponderar valores básicos como proteção à vida, à segurança e ao meio ambiente.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais de 600 mil empregados foram demitidos de restaurantes e bares, estima associação

Bolsonaro reclama de repercussão de assassinato de petista e cita Adélio e PSOL

PF e MPF apuram esquema criminoso envolvendo desembargadores de Minas

Suzane Richtofen tem pedido de liberdade negado por Justiça de SP

Ações da Petrobras sobem após Bolsonaro negar interferência na empresa

SP vai testar redução de contágio por coronavírus com vacinação em massa em Serrana