Cerca de 50 pacientes aguardavam em fila por vagas em leitos Covid-19 nos hospitais de Sorocaba, nesta manhã de segunda-feira (8).
Assista o vídeo abaixo
A informação é do padre Flávio Miguel Júnior, gestor da Irmandade da Santa Casa Misericórdia de Sorocaba. "Há cerca de pedidos de 50 pessoas, sendo que, num primeiro momento, temos impressão de 15 a 18 precisando de UTI covid. Apesar desse número, as pessoas não estão desassistidas. Elas estão nas UPHs e no Centro de Estabilização do São Guilherme", frisou o pároco.
Conforme a Prefeitura de Sorocaba em nota, "não há paciente sem atendimento Covid no município. Todos estão sendo integralmente assistidos.
A Central de Regulação de Leitos precisa avaliar clinicamente cada caso, para o correto encaminhamento para internação. Neste momento, 41 pacientes já atendidos nas UPHs da cidade aguardam esse encaminhamento, sendo 26 de enfermaria, 13 de UTI e dois em análise.
A Prefeitura de Sorocaba informa que, diante do cenário regional e nacional de contaminação da Covid-19, já anunciou mais 73 novos leitos Covid no dia 2 de março, sendo 13 leitos no hospital Amhemed e 60 leitos no Centro de Estabilização São Guilherme.
Além disso, na noite de domingo (7), a Prefeitura divulgou novas medidas para reforçar o combate à Covid-19 no município, que incluem o funcionamento de mais um Centro de Estabilização Covid na UPH Zona Oeste, com 33 leitos Covid, e a transformação das UBSs Sorocaba I e São Bento em PAs (Prontos Atendimentos) 24 horas".
Nesse último domingo (7), todos os hospitais particulares com leitos pactuados para Covid-19 estavam 100% ocupados.
O Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (35 leitos ocupados dos 35 pactuados) e 100% dos de UTI (28 leitos ocupados dos 28 existentes). O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado.
O Samaritano possui 17 leitos clínicos Covid ocupados do total de 21 existentes. Já, a UTI Covid dessa mesma instituição está com 100% de ocupação, o que significa 20 leitos ocupados dos 20 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum possui paciente.
O Hospital Evangélico atingiu 100% de ocupação de sua UTI Covid (11 leitos ocupados dos 11 pactuados) e 66,66% dos leitos clínicos (10 leitos ocupados dos 15 pactuados).
Já os hospitais públicos também estavam sobrecarregados no atendimento. No censo diário de leitos da Covid-19 deste domingo (7), no Hospital Estadual Adib Jatene havia 100% de ocupação. Já os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 95% ocupados.
Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui 10 leitos clínicos Covid e também todos estavam ocupados.
Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa estava com 90,47% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 19 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 94,54%, o que representa 52 leitos ocupados dos 55 contratados. O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 13 estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid e um encontra-se ocupado.
Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, dois estão ocupados. O hospital Amhemed possui 10 leitos clínicos Covid e nenhum está ocupado. Já, dos três leitos de UTI Covid deste mesmo hospital, um está ocupado.
O Centro de Estabilização Covid São Guilherme está com 12 leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 17. Dos três leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, um está ocupado.