O governador João Doria (PSDB) deve endurecer novamente a quarentena tanto na região de Sorocaba quanto em todo o estado de São Paulo.
A reclassificação do Plano São Paulo, até então agendada para 5 de fevereiro, foi antecipada em três semanas e ocorre já nesta sexta-feira (15), a partir das 12h45.
O DRS XVI (Departamento Regional de Saúde) de Sorocaba regrediu de fase, na última sexta-feira (8), e passou da amarela para a atual laranja, que permite a reabertura de todos os setores de forma mais restrita, com 40% da capacidade e funcionamento até as 20 horas, menos bares que estão proibidos de atender presencialmente, apenas por delivery e drive-thru.
Sorocaba regrediu de fase após alta de casos da covid-19 e lotação de leitos em hospitais. Somente neste mês de janeiro, até o dia 13, a cidade registrou 1958 novos contagiados com a doença, uma média de 150/dia e 28 novas mortes, média de 2/dia. No acumulado, são 28.310 casos confirmados e 594 óbitos.
Desde o início do mês, tanto os hospitais públicos quanto os particulares têm registrado lotação 100% de leitos UTI de covid-19.