26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Com 7 mortes por coronavírus, Sorocaba está longe do ideal de isolamento social

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 16/04/2020

Compartilhe esta notícia:

 

Sorocaba registrou, nesta quarta-feira (15), a sétima morte por covid-19, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O aumento de óbitos ocorre em meio à questão de isolamento social defendida pelo governo do Estado de São Paulo, no qual o município ainda está distante de alcançar o percentual desejado. 

 

Conforme divulgado nesta quarta, o isolamento social em Sorocaba foi de 49% na última terça-feira, sendo que a meta do governo de SP é atingir 70%. Outras cidades da região também não alcançaram a meta do estado, mas apresentaram melhor desempenho que o município sorocabano: Votorantim 52%, São Roque 56%, Salto 51%, Tatuí, 53%, e Itu que apresentou o mesmo resultado de Sorocaba.

 

Desde que a coleta de dados passou a ser feita em Sorocaba, a cidade ainda não chegou nem a se aproximar do índice ideal de isolamento social: em domingo (12), a taxa ficou em 57%, melhor percentual até o momento; segunda-feira, 48% e terça-feira 49%. Hoje, o governo do Estado de São Paulo deve divulgar a taxa de isolamento registrada ontem.  

 

A análise é feita pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades com população igual ou superior a 70 mil habitantes.

 

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.


Casos de coronavírus em Sorocaba


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou mais dois óbitos confirmados com o novo coronavírus. Uma vítima faleceu nesta quarta-feira (15). Trata-se de uma mulher de 90 anos sem comorbidades e que estava internada desde o dia 8 de abril.


Já a segunda vítima morreu no dia 9 de abril, mas o resultado saiu também nesta quarta-feira. Era um homem de 64 anos que tinha diabetes e hipertensão. O total de óbitos na cidade com confirmação da doença chegou a sete.


Esta quarta-feira também contabiliza mais dez novos casos confirmados da Covid-19. Com isso sobe para 52 número de positivados da doença. Deste total, nove estão internados, sendo oito em UTI, e 36 já se encontram recuperados.


Os casos suspeitos diminuíram nesta quarta-feira por conta da quantidade de exames que deram negativo para a doença.


A cidade passou de 339 para 303 pessoas que aguardam resultados. Entre todos os suspeitos, 39 estão internados em hospitais da cidade, sendo sete em UTI.


Os óbitos em investigação diminuíram para 10. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 191.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paraquedista do Exército morre durante pouso em Boituva

Traficante esconde drogas e dinheiro na cueca, mas acaba preso pela Polícia Militar

Kartcross Solidário é lançado

Senado quer aproveitar coronavírus para votar marco regulatório do saneamento

Batalha vencida na guerra contra o veneno

Uniten disponibiliza 210 vagas para mais 11 cursos gratuitos de qualificação profissional